quinta-feira, 29 de março de 2012


Destaques de Garanhuns. Deixe um Comentário

GOVERNADOR FALA SOBRE GARNHUNS

GOVERNADOR FALA DE FAMEG, DUPLICAÇÃO, GARANHUNS SER SEDE DA COPA DO MUNDO E DEIXA O CASO ANTONIO JOÃO NAS MÃOS DE SILENO GUEDES.

Em entrevista à Rádio o Governador Eduardo Campos, falou aos radialistas Marcos Cardoso e Luciano André, ontem, na Cidade de Lajedo, divulgada hoje, no programa Manhã Total, sobre os seus planos para Garanhuns. Versou sobre a FAMEG, dizendo que o Senador Humberto Costa esta agindo a respeito, sobre a duplicação da BR 423 afirmando que o processo está em andamento, sobre a possibilidade de Garanhuns poder ser sub-sede da Copa do Mundo, porém sem fazer promessas e quando assunto foi a política de Garanhuns, disse que não iria tratar em Lajedo dos temas de Garanhuns. A respeito da decisão da pré-candidatura de Antonio João, deixou nas mãos do Presidente Estadual do PSB, Sileno Guedes que em entrevista posterior confirmou com toda a ênfase que o Prefeito de Lajedo está com a benção do partido e será mantido no pleito a despeito de toda a resistência e rejeição  do mesmo em Garanhuns. Ao ser questionado sobre a participação de Zé da Luz no processo, Sileno falou que poderia ser possível contar com ele no projeto. Não se sabe o posicionamento do ex-prefeito de Caetés a esse respeito. Somente ele poderá esclarecer esse assunto. Ao ser questionado sobre como ficaria Givaldo Calado e os demais componentes do partido que se opuseram ao nome de Antonio Dourado, Sileno falou que tentará trazê-los para o acordo. Caso não cheguem para perto, a decisão dos mesmos será respeitada.
Agora já não resta mais dúvida sobre a imposição oficial do partido em trazer um nome de fora para dirigir os rumos da Cidade de Garanhuns. O próprio Governador em palestra feita anteriormente, no palanque, afirmou que estaria com Antonio João em suas missões.
Muitas serão as promessas e muito será o dinheiro que estarão no bojo da campanha de Antonio João em Garanhuns. Isso será uma boa prova para a população da terra onde o Nordeste Garoa.
Calvino Brasil

quarta-feira, 28 de março de 2012


terça-feira, 27 de março de 2012

Governador pode ter solicitado pesquisa eleitoral em Garanhuns.


Um político que tem acesso ao Palácio do Campo das Princesas informou que Eduardo Campos mandou o argentino Diego Bianchi fazer uma pesquisa eleitoral em Garanhuns, de acordo com o blog de Roberto Almeida. Ainda não se sabe o resultado da pesquisa, mas é provável que o governador esteja querendo saber se ainda é viável a candidatura de Antônio João Dourado depois dos últimos acontecimentos envolvendo o prefeito de Lajedo.

Coincidência ou não, amanhã, Eduardo Campos cumpre agenda, a partir das 14h30, em Cachoeirinha e Lajedo, municípios do Agreste Meridional, nos quais inaugura obras. Será que ele vai conferir de perto como estão os ânimos por lá? Em Garanhuns, corre a versão de que o governador teria cancelado a sua ida à cidade porque teria sido informado que o clima por lá não estaria muito bom devido à condução do processo político local.

Fonte: Blog do Magno

quarta-feira, 21 de março de 2012


CONCURSO PÚBLICO DE BREJÃO – PE

Conforme publicamos em setembro próximo passado, com o tema:PREFEITOS ASSINAM COM O TCE "COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA", estamos voltando ao mesmo assunto tendo em vista que um leitor do nosso Blog postou hoje (19), um comentário em -ABUSO DE PODER – no qual, dentre outos assuntos, nos pergunta sobre o Concurso Público que o prefeito se comprometeu ao assinar o Termo de Ajuste de Conduta junto ao TCE.
O ajuste de conduta se originou de uma representação do Ministério Público de Contas ao Conselho do TCE denunciando abuso de contratações temporárias por parte de três Prefeituras: São Bento do Una, Capoeiras e Brejão.
Vamos relembrar algumas cláusulas do acordo:
Cláusula Primeira –  Do objetivo 
O presente termo tem por objeto a realização de Concurso Público para contratação de pessoal efetivo para os quadros dos referidos Municípios; 
Cláusula Segunda – Das obrigações do compromissário 
a) No prazo de 30 dias da celebração deste Compromisso, fazer estudo sobre a necessidade de pessoal em todas as áreas de atuação do Município que estão com contratos temporários em andamento;
b) No prazo de 60 dias da celebração deste Compromisso, iniciar estudos, elaborar e publicar edital de licitação para contratação de empresa com vistas à realização de concurso público para substituição dos servidores contratados temporariamente;
c) No Prazo de 180 dias da celebração deste Compromisso realizar o concurso público;
d) A partir do Resultado do concurso, proceder à substituição dos servidores contratados temporariamente pelos servidores concursados;
e) Comunicar a realização de cada uma das fases especificadas acima a este Tribunal quando da sua realização. 
Cláusula Terceira – Inexecução e consequências.  
O não cumprimento pelo compromissário de quaisquer das obrigações especificadas será considerado inadimplemento do Compromisso, sendo-lhe aplicado multa de R$ 5.000,00, nos termos do art. 73, I e III da Lei 12.600/04 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) combinado com o Art. 1°, § 1°, II, da Resolução TC Nº 14/2011, bem como possibilitará, ainda, a emissão de Parecer pela desaprovação das contas de governo, e outras ações cabíveis, nos termos da legislação vigente. 
Pois bem, esta matéria chegou ao Plenário da Câmara dos Vereadores de Brejão para ser votada e nós Vereadores da Oposição achamos por bem aprovar a referida matéria, como estamos aprovando toda matéria que possa trazer o bem para o município, e por concluirmos que a regularização do quadro de funcionários da Prefeitura estava chegando em boa hora, para acabar com as contratações oportunistas por parte do senhor Prefeito em detrimento de conquista de aliados políticos através de um emprego.
Quando foi veiculada a notícia da realização de um Concurso Público para os quadros efetivos da Prefeitura criou-se um clima de euforia em inúmeras pessoas da nossa cidade que passaram a vislumbrar a possibilidade de conseguirem um emprego e conquistar a tão sonhada estabilidade no serviço público.
Este sonho estamos vendo ir pelo ralo, porque até a presente data não vimos nada se confirmando em relação à realização do Concurso e o pior é que os prazos dados pelo TCE para a realização do Edital e a realização do Concurso já se expiraram.
Como o TCE é um órgão fiscalizador e não tem poder de punir, o prefeito não está dando a mínima atenção ao acordo. Depois vai fazer igual a um político famoso de São Paulo que certo dia jurou de pés juntos dizendo: “essa assinatura não é minha”. Em contrapartida estão dando a cada dia mais empregos temporários. É a prática do emprego dividido para dois, isto é, o salário de um paga dois. Tudo errado nessas contratações. Não se paga o salário mínimo, que é Lei; não se cria vínculo empregatício e depois de seis meses: tchau.
E aí a Oposição pergunta: senhor Prefeito, onde está o cumprimento do seu comprometimento no termo de ajuste de conduta que assinou junto ao TCE? Onde está o comprometimento com a deliberação da Câmara de Vereadores que aprovou por unanimidade a matéria que o senhor mandou para votação? Onde está o comprometimento com o bem estar do povo que o senhor governa? E ainda senhor Prefeito, onde está o comprometimento com o sonho do nosso povo?
Estamos atentos às promessas que o prefeito faz, inclusive na própria rádio comunitária de Brejão, rádio esta que, na maioria das vezes, só serve para veicular propaganda eleitoral, muitas das quais enganosas, em benefício de uma falsa imagem da realidade da administração de Brejão.
 E o sonho do Concurso Público está: 

segunda-feira, 19 de março de 2012


O FILME SE REPETE.

Em dezembro próximo passado, publicamos com o tema: USO INDEVIDO DO BEM PÚBLICO, dois comentários de anônimos, que da mesma forma que a OPOSIÇÃO, estavam indignados com o uso de veículo do CRAS em benefício próprio, pelo secretário de Ação Social do nosso município.
Vejam, mais uma vez, a transcrição dos comentários:
1º - Bom eu achei uma coisa muito errada no sábado dia 26-11-11 o secretario de ação social Carlos ouro Preto utiliza o carro do cras para pacear com sua familia nos fins de semanas isso é certo isto é correto gastando conbustivel de graça eu fique indiguinado com isso por isso eu sou oposiçao e quero mudança para nossa Brejão.....
2º - ÉU ESTOU INDIGNADO COM ISSO O SECRETARIO DE AÇÃO SOCIAL DE BREJÃO-PE UTILIZA O CARRO DO CRAS PARA IR A EVENTOS COM SUA FAMILIA UTILIZANDO CONBUSTIVEL PUBLICO. EU ACHO ISSO MUITO ERRADO POR ISSO PEÇO A OPOSIÇÃO QUE POSTE NO BLOG DA OPOSIÇAO ESTA DENUNCIA.  MUITO OBRIGADO.
Como na prefeitura não há fiscalização para este tipo de atitude de um Secretário, a coisa se repete. Só que desta vez o mesmo Secretário voltava de um passeio ao Juazeiro do Norte junto com um grupo de pessoas, ao que nos parece era o grupo da terceira idade e foi vítima de assalto. Os ladrões além de alguns objetos levaram também oCarro do Programa Bolsa Família, no qual viajava o referido secretário.  O grupo que viajava em um ônibus saiu ileso.
Aí vem a tradicional pergunta: será que era necessário este carro está acompanhando o coletivo? Quando se é simples mortal viajam todos no mesmo ônibus.  Dá para se calar diante disso?
Em contra partida neste mesmo final de semana a prefeitura organizou um passeio para uma praia do nosso litoral sul. Levaram nos ônibus escolar do município em torno de umas 150 pessoas, custeadas por um Vereador da base do governo. Para as pessoas que foram ao passeio foi ótimo, um dia todo de lazer, e para os cofres públicos como é que isto funciona? Para o Vereador que ciceroneou o pessoal isto é muito bom. Mais o prefeito só tem um Vereador? Ou será que os Vereadores da situação irão assistir ao mesmo filme das eleições de 2008, quando a máquina trabalhou para apenas um candidato (que terminou sendo o mais votado) e os outros tiveram que se virar como bem puderam. Méritos para os que conseguiram se eleger, mesmo não sendo os preferidos do mestre.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Município que não tiver plano de resíduo até agosto fica impedido de receber recursos

 
O Município que não tiver plano de gestão dos resíduos sólidos até agosto de 2012 não poderá mais receber recursos federais para ações no setor. A obrigatoriedade está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos – instituída pela Lei 12.305/2010. E pelo texto legal, o prazo para que Estados e Municípios elaborem os projetos termina daqui a cinco meses.

Desde que a lei foi aprovada, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, tem alertado o Congresso Nacional e o governo para o custo da demanda e a falta de condições de os Municípios cumprirem. “Se produz lei, se dá prazo para cumprir, mas não se diz onde está o dinheiro para aplicá-la”, salientou o líder municipalista mais uma vez.

De acordo com informações da CNM, dos 5.563 Municípios apenas 300 haviam elaborado os planos, há um ano atrás, e entre eles quatro capitais. Em entrevista a Agência Senado, Ziulkoski voltou a falar da dificuldade de implantar os programas de coleta seletiva e fechar os lixões até 2014. Ele estima que seja preciso construir mais de mil aterros sanitários no país. “Usando como base os aterros de pequeno porte que atingem 200 mil habitantes, os municípios brasileiros vão precisar levantar mais de  R$ 52 bilhões para transformar os lixões em aterros sanitários dentro do prazo”, calculou.

Apesar de afirmar que o governo tem colocado instrumentos à disposição das prefeituras, o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Costa, reconhece o impacto das mudanças sobre os Municípios. De acordo com o representante do governo, o MMA abriu edital para candidatos a receber recursos destinados aos planos. O edital foi aberto em 2011, e até agora apenas 23 intermunicipais foram contratados pela Caixa Econômica Federal.

Até 2015, o Ministério das Cidades prevê destinar R$ 1,5 bilhão aos resíduos sólidos. No entanto, para habilitarem-se aos recursos, os Municípios deverão atender requisitos como soluções regionalizadas, sustentabilidade econômica, ambiental e social, com inclusão dos catadores na coleta seletiva regular.

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Senado.

domingo, 18 de março de 2012


Que coisas boas o nordeste tem pra oferecer ao resto do país?

10 FEVEREIRO 2012 6 COMENTÁRIOS
Fazendo minha visita diária ao facebook, encontrei este texto escrito por José Barbosa Júnior, que retrata bem o que representa o Nordeste.

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país? Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render.
Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos.

sábado, 17 de março de 2012


PROPAGANDA ELEITORAL? QUE NADA, VEJA A FOLHA CORRIDA



A hora é de reviver a vassoura e usar o voto para varrer, a partir desta eleição nos municípios, o lixo que contamina a política brasileira, materializado nos candidatos cujos crimes notórios e fartamente comprovados, não encontraram ainda punição justa e legal.

Se a legislação brasileira só reconhece como criminoso aquele indivíduo que tenha sido julgado e após a publicação da sentença final (tramitada em julgado, na língua incompreensível dos juristas) e, se sabemos por inúmeras evidências que o tal é realmente culpado, devemos dar a nossa sentença, a única que o cidadão domina: o voto.

Sabemos muito bem que os políticos usam sua influência, não só para enriquecer às custas do erário, como também para manter a impunidade, cobertos que são por uma legislação elaborada por eles mesmos visando à auto-proteção, principalmente os tais foros privilegiados, como se uma excelência que rouba fosse diferente do ladrão comum.

Se diferença há, esta reside no dano causado por um e outro. O ladrão comum rouba de um, enquanto a excelência rouba de milhares, tantos quantos foram os votos que recebeu para se eleger e, mais ainda, aqueles de quem rouba usando a o cargo para o qual foi eleito.

Isso já deveria bastar para que o tal foro privilegiado servisse para impor rigor maior no processo e na pena, que deveria ser proporcional ao dano por eles causado. Mas não é. A maior pena, então, deve partir do povo, negando a eles, a possibilidade de eleição ou reeleição. Assim, estes espertalhões, iriam procurar outras tetas.

Por outro lado, quem vota em criminoso, usando o voto para avalizar a conduta imoral do candidato, torna-se cúmplice de todos os crimes por este cometidos. Depois, não adianta reclamar.

O Tribunal Superior Eleitoral anda ocupado demais praticando a censura, em claro desrespeito à Constituição, sabe-se lá com que objetivo. Então, devemos nós, os cidadãos, impugnar as candidaturas dos bandidos, recusando o voto àqueles cuja folha corrida alcança (em extensão) a lista dos impostos que pagamos para sustentá-los.

Neto está em campanha no sentido de incentivar o veto a candidatos que estejam sendo processados. Como sabemos, a maioria destes praticou crimes eleitorais ou então, depois de eleitos, crime de formação de quadrilha para roubar o erário. Basta consultar a Transparência Brasil para saber quem são eles e dizer NÃO na urna eleitoral.

Precisamos fortalecer e espalhar esta campanha para fora da rede, conversando, divulgando, esclarecendo porque não adianta esperar que as tais excelências aprovem alguma legislação no sentio de evitar a candidatura daqueles que frequentam mais os tribunais que o congresso, as câmaras ou prefeituras.

Eu não quero mais trabalhar para sustentar criminosos. E você?

ABUSO DE PODER.


As fotos falam por si só.
Nós Vereadores da OPOSIÇÃO estamos muito atentos aos fatos que estão acontecendo em nossa cidade de modo que sendo o nosso papel, estamos levando a publico denúncias feitas por pessoas que sozinhas não têm força para resolverem os seus problemas e nos procuram em busca de ajuda. Vejam o que está acontecendo no Sítio Macuca neste município de Brejão:
Este cidadão de nome Jordão Ferreira da Silva de 75 anos e mais o Sr. José Sandro dos Santos Oliveira e Jorge Ferreira da Silva todos moradores do sítio Macuca tiveram a sua água cortada a mais de seis meses. O Sr. Jordão nos informou que para conseguir água para uso em sua casa, tem que andar com um balde na cabeça aproximadamente um quilometro. Isso para uma pessoa de 75 anos é um grande sacrifício. Motivo: não são eleitores do prefeito. Tiveram a coragem de declarar e foram penalizados. O mais intrigante é que a água foi colocada por uma Associação Quilombola.  

Até onde vai a prepotência da administração de Brejão?

quinta-feira, 15 de março de 2012


Pecuaristas se reúnem em Limoeiro nesta quinta-feira.


 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura de Limoeiro em parceria com o Banco do Nordeste promove nesta quinta-feira (15), um encontro de trabalho visando o fortalecimento da bacia leiteira do município. O encontro acontecerá na Fazenda Havana, localizada na PE-50, nas proximidades do Cumbe. 

O Banco do Nordeste, se fará presente e apresentará aos criadores o Programa Balde Cheio, cujo objetivo é fornecer linha de crédito com taxas acessíveis. 
O evento também tem o objetivo de organizar os criadores para se organizar na venda do leite para a fábrica da Milet que será instalada no município e começará a funcionar no segundo semestre com uma meta de 10 mil litros de leite diários o que fortalecerá a cadeia pecuarista em Limoeiro.

Amannda Oliveira

quarta-feira, 14 de março de 2012


PSB EVIDENCIA NOVA ESTRATÉGIA EM GARANHUNS.



Fonte segura do jornalismo pernambucano (Jornalista Inaldo Sampaio) informou hoje (14) que Antonio João Dourado (PSB) não será mais candidato a Prefeito em Garanhuns tendo em vista o seu desgaste político com a publicação de um vídeo em que o mesmo fala mal dos seus aliados o prefeito de Brejão (Sandoval Cadengue), e o prefeito de Palmeirina (eudson Catão) e ainda de Givaldo Calado empresário conceituado em Garanhuns.
Temos ainda a informação que Antonio João Dourado vai renunciar a Prefeitura de Lajedo e a Presidência da Amupe. No entanto já está sendo veiculado no Youtube outro vídeo em que Dourado e seu irmão Marcantonio Dourado se lançam como postulantes a transformarem Lajedo em um grande cento do Agreste Meridional.
 
Como ainda tem muita coisa nos bastidores, vamos aguardar para ver.

terça-feira, 13 de março de 2012


GOVERNO DILMA QUER REPASSAR ESTALEIRO DE SUAPE PARA SAMSUNG.

Reapareceu o mico da construção naval.

Uma geração de brasileiros já pagou por dois planos fracassados, o terceiro vai pelo mesmo caminho.

Nos últimos 60 anos, a Nação financiou três grandes planos de construção naval. Os dois primeiros, nos governos JK e Geisel, acabaram naufragando. O terceiro, de Lula, vai pelo mesmo caminho. Se o rumo não for corrigido, uma geração de brasileiros será tricampeã de um mesmo mico.

Em 2003, depois de 20 anos de estagnação, a indústria naval brasileira foi revitalizada, tornou-se a sexta do mundo, um negócio de US$ 50 bilhões que emprega 45 mil trabalhadores.

De cada 10 operários, 8 trabalham para encomendas da Petrobras. Tudo bem, mas um navio que custa US$ 60 milhões em Pindorama sai por US$ 35 milhões em outros países. Preço errado é veneno. Mais cedo ou mais tarde o mercado traz a conta. A Vale, que não é boba, contrata navios na China.

O plano de JK foi à garra quebrando marcas de renome, como a Verolme e a Ishikawajima. Teve uma virtude: quem quebrou, quebrou.

No governo Castello Branco, quem pode viu o ministro Octavio Gouvea de Bulhões mandar a Verolme passear.

Na ruína do plano dos anos 70, a coisa foi diferente. A Superintendência Nacional da Marinha Mercante garantiu empréstimos a estaleiros quebrados, eles não construíram os navios nem pagaram as dívidas. Passou o tempo e surgiu a expressão "papéis podres". Designavam títulos garantidos pelo governo que valiam zero.

Na era Itamar Franco, aceitaram-se esses papéis como moeda corrente para a compra de empresas estatais. O banco Bozano Simonsen tinha algo como US$ 1,7 bilhão em "papéis podres" e seu dono, Julio Bozano, comprou a siderúrgica de Tubarão, a Usiminas e a Embraer. De náufrago da Sunaman passou a barão do aço. O Brasil vendeu patrimônio para quitar um plano ruinoso e, com dívidas ruins, empresários compraram estatais boas.

Graças à iniciativa de Lula, o Brasil voltou a ter uma indústria naval que constrói navios e plataformas para a Petrobras. O pedaço da grã-finagem que estava apensa aos negócios desse setor foi substituído por sindicalistas.

O metalúrgico Luiz Sérgio, presidente do sindicato de Angra dos Reis, onde ficava a Verolme, tornou-se deputado, ministro da coordenação política e, posteriormente, da Pesca. Passou a arrecadar doações legais para suas campanhas no novo setor naval.

Passados oito anos, mesmo com os juros camaradas do BNDES, os custos da indústria naval continuam altos. Um navio pode ser oferecido por US$ 80 milhões à Transpetro, enquanto outro, semelhante, é proposto à Petrobras por US$ 60 milhões.

Um estaleiro que não cumpriu seus compromissos renegociou a dívida com o BNDES e fatura alugando suas instalações. No campo das gracinhas, a Polícia Federal, com a ajuda da Petrobras, estourou uma quadrilha de fraudadores de licitações de plataformas. Um gerente de reparos ganhou um Audi e duas viagens ao exterior. Aquilo que o PAC chama de estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, ainda é um matagal.

A jóia da coroa dessa nova política foi a construção, em Suape (PE), do estaleiro Atlântico Sul, o maior do país. Em 2007, Lula assinou o contrato de encomenda de dez navios para a Transpetro, parte de um contrato de 22 embarcações, ao preço de R$ 7 bilhões.
Cinco anos depois o estaleiro vai devagar, com serviços atrasados. Seu festejado "João Cândido", lançado ao mar por Lula em 2010, continua lá, com problemas na estrutura. Quem sabia fazer navio era a Samsung, mas as empreiteiras deixaram-na com 6% do negócio. Agora o governo quer que ela controle o estaleiro.