terça-feira, 30 de abril de 2013


Sérgio Leite: “Disputa ainda não acabou”



Alex Ribeiro
Folha-PE

O deputado estadual Sérgio Leite (PT) promete não descer do palanque até a Justiça Eleitoral apurar as denúncias de irregularidades da campanha do prefeito do município do Paulista, Junior Matuto (PSB) - o petista ficou em segundo lugar no pleito. “O partido continua na oposição. Nós temos uma eleição que está sendo questionada na Justiça. Existe um processo eleitoral com mais de 21 volumes, 4311 páginas. (...) Com tantas fraudes que foram apuradas pela Justiça, Ministério Público, pela polícia, como aconteceu em outros locais. A disputa não acabou porque a Justiça ainda não deu posição”, destacou o parlamentar, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7 ontem. 

Apesar da tentativa de aproximação da atual gestão do município com o PT local, Sérgio Leite reafirmou que não existe nenhuma possibilidade de diálogo com a administração socialista. “Não tem como conversar com quem durante a campanha usou de violência, de ameaça, de agredir meu filho, de agredir os dirigentes de campanha. Tudo que foi possível aconteceu nas eleições de paulista”, disparou.

O impasse com relação à adesão à base do governo de Junior Matuto (PSB) se dá porque o PT em Paulista está dividido. Uma ala do partido deseja aderir à gestão desde o mandato do antigo prefeito Yves Ribeiro (PSB), enquanto outra, liderada pelo parlamentar, se nega a participar da administração. “O PT de paulista, no PED (Processo de Eleição Direta), se colocou como oposição ao PSB de Paulista. Uma parte está fazendo um tumulto porque quer assumir a prefeitura a todo custo”, ressaltou o petista.

Segundo o deputado, o prefeito Junior Matuto ainda não fez nada de significativo para a cidade nos primeiros dias de mandato. Para ele, a cidade está abandonada. “Os postos de saúde continuam em estado preocupante. (...) Temos dificuldade em relação à mobilidade. Para sair da praia é o maior engarrafamento. É uma situação extremamente difícil. Até agora nenhuma ação do prefeito foi feita”, criticou.
Poderá também gostar de:

segunda-feira, 29 de abril de 2013


PREFEITO RONALDO RECEBE VISITA DO SENADOR ARMANDO MONTEIRO NETO

Em visita a alguns Municípios do Agreste, o Senador Armando Monteiro (PTB) esteve neste sábado (27) em Brejão, acompanhado do Deputado Federal Sílvio Costa (PTB) e do Deputado Estadual Sílvio Costa Filho (PTB) onde foi recepcionado pelo prefeito Ronaldo (PTB), Vereadores da base do governo, Secretários, lideranças políticas e o povo de modo geral. Quando na oportunidade pediu a todos que tivessem calma com a euforia em lançar o seu nome para a sucessão estadual de 2014. Aproveitou para explicar que este é um processo demorado e cauteloso e que não se faz política sozinho, e, ainda, que deve ser sempre consultada a base política, ressaltou.
Em Brejão o Senador Armando Monteiro visitou alguns comerciantes e ficou surpreso com o potencial da FEMAC, empresa que depois da prefeitura é quem mais disponibiliza empregos no Município.
com informaçães: do informativodebrejão

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Armando Monteiro tem intensa agenda neste final de semana no Agreste

Armando com prefeitos pernambucanos em recente encontro do PTB


Neste sábado, o prefeito Izaías Régis é convidado de Armando Monteiro para um café da manhã na Colônia do SESC. O senador que retoma agenda de reuniões de trabalho pelo interior do estado, concederá entrevista coletiva às 08h30min. 

Na verdade, Armando está neste final de semana visitando municípios do Agreste: Caruaru, Agrestina, Altinho, Garanhuns, Brejão, Bom Conselho, Iati, Caetés, Venturosa e Alagoinha. O propósito é ouvir as demandas locais e colocar-se à disposição para encaminhá-las no Congresso Nacional e órgãos federais, em Brasília.

Na última viagem, por exemplo, o senador esteve com a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), para conversar sobre os riscos de colapso no abastecimento de água do município. Cinco dias depois, Armando participou de audiência com a prefeita no ministério da Integração Nacional, onde o ministro Fernando Bezerra se comprometeu a imediatamente concluir a perfuração de poços na Bacia do Jatobá e a construção de uma adutora para garantir a água em Arcoverde.

O senador também está articulando junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – vinculada ao ministério da Agricultura -, a instalação de uma estação de distribuição de milho em Sertânia, demanda apresentada pelo prefeito Guga Lins (PSDB) durante visita de Armando ao município.

A agenda de trabalho continua com a realização de encontros com os gestores, visitas a obras e reunião com os prefeitos da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM). O roteiro teve início nesta sexta-feira, em Caruaru, onde Armando encontrou-se com o prefeito José Queiroz (PDT). Em seguida, Agrestina, para reunião com o prefeito Thiago Nunes (PDT). 

Ainda nesta sexta, o senador encontrou-se com o prefeito de Altinho, José Ailson (PSD), e visitou o terreno onde será instalado o distrito industrial do município. Na agenda, visita aos ex-prefeitos de Altinho, Zeca Omena e Savio Omena, ambos do PSB. 

Esta noite, Armando já estará em Garanhuns, no encontro com os prefeitos da CODEAM, entidade que reúne cerca de 50 municípios do Agreste.

No sábado (27), Armando começa o dia em Garanhuns tomando café da manhã com o prefeito Izaias Regis (PTB) e lideranças da sociedade civil. Outro compromisso é a ida a Brejão para encontro com o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB). A próxima atividade é em Bom Conselho, onde almoça com o prefeito Danillo Godoy (PSDB).

As agendas seguintes contemplam reuniões com os prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), e de Caetés, Armando Duarte (PTB), em seus respectivos municípios. As duas últimas reuniões de trabalho acontecem em Venturosa, cidade administrada pelo prefeito Ernandes Albuquerque (PR) e Alagoinha, onde Armando conversa com o prefeito Maurílio Almeida (PTB). 

Seca no Agreste – Nas conversas que realiza com os gestores dos municípios, Armando Monteiro tem tratado sobretudo dos efeitos da seca em Pernambuco. O senador defende que os governos federal e estadual, além de bancos públicos e entidades de classe, iniciem imediatamente uma discussão sobre medidas que precisam ser adotadas no pós-seca. O senador chama a atenção para o drama do Agreste, que por possuir maior densidade populacional, amarga um alto déficit hídrico. Para ele, uma medida fundamental é a aceleração das obras da adutora do Agreste. O empreendimento irá universalizar o abastecimento de água para mais de dois milhões de habitantes, em 70 municípios.



postado por Ronaldo cesar

Mandato de cinco anos e fim da reeleição

Do Blog do Magno

Eduardo diz a Aécio que apoia fim da reeleição
 O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), telefonou ontem para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para dar apoio à sua ideia de apresentar proposta de emenda constitucional acabando com a reeleição e instituindo mandatos de cinco anos para ocupantes de cargos no Executivo. Os dois potenciais candidatos à Presidência concordaram que a mudança seria o início de uma boa reforma política'', mas não trataram de detalhes de como será encaminhada.
Campos disse ao tucano que externava sua opinião pessoal, mas que vai levar a discussão ao partido. Para o pessebista, a mudança, se aprovada agora, deveria valer a partir de 2018. (De Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

quinta-feira, 25 de abril de 2013


BREJONENSES SEM SERVIÇO DA COMPESA E COM A CONTA PARA PAGAR!




                Não é novidade do descaso na prestação de serviços realizada pela COMPESA no município de Brejão. Porém os cidadãos são sempre prejudicados e as contas chegam, sem atrasos e cobrando o serviço que não é prestado.
                É comum anualmente ocorrer um problema com a distribuição de água da cidade. Quando não é a bomba, é o poço, o reservatório e assim surgi sempre uma dificuldade a mais para prestar o serviço a população. E quando tomam uma medida para suprir a ausência de água é o caminhão pipa para abastecer a cidade, quando não há mais uma gota de água. E o povo que peguem baldes e carreguem feitos animais sedentos no deserto.
                 Fato bastante curioso é que Brejão a mais de oito anos possuem torneirões, que distribuem água de qualidade de graça, de boa qualidade. Enquanto a população paga por uma água sem qualidade, muitas vezes da cor de lama ou repleta de cloro, obrigando a tomar banho com a porta aberta para não morrer sufocado. Será que a compesa tem mais utilidade do que os serviços prestados pelos torneirões municipais? Como seria o serviço dos torneirões, estendidos a cada domicílio?                       Graças a chuva, mandada pelo criador, a realidade começa a mudar. Mas mesmo assim muitas casas continuam sem verem uma gota da água dos canos da Compesa
                
           


                     

quarta-feira, 24 de abril de 2013


AMUPE REUNIRÁ PREFEITOS NA PRÓXIMA SEGUNDA PARA SECA E A QUEDA DO FPM

Blog de Inaldo Sampaio 

A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) fará uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 9h, no seu auditório, no Recife, para discutir dois assuntos sérios: o flagelo da seca e as constantes quedas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A diretoria da Celpe também foi convidada para explicar como se dará a transferência dos serviços de manutenção de energia para os municípios, assunto que vem preocupando muito os prefeitos pernambucanos, segundo o presidente da Amupe José Patriota (PSB).

Também foram convidados para esta reunião representantes da Fundação Abrinq (que mantém o programa “Prefeito Amigo da Criança”), do Cremepe e da Controladoria Geral da União, que é considerada o “terror” dos prefeitos.

terça-feira, 23 de abril de 2013


Postulação de Armando embola sucessão em PE


Paulo Emílio_PE247 - O senador Armando Monteiro Neto (PTB) assumiu com todas as letras que deseja, sim, ser candidato a governador de Pernambuco nas próximas eleições majoritárias.  “Encaro a vida pública como um verdadeiro ofício de servir. Alguns falam que política é um  sacerdócio, e eu sonho um dia governar meu estado para ser instrumento de transformação do nosso país”, disse o parlamentar durante um encontro de blogueiros realizado no Recife (PE). Apesar do desejo explícito, Armando ressalta que esta possibilidade somente será possível caso tenha o apoio da Frente Popular, capitaneada pelo governador Eduardo Campos (PSB), que ainda não se pronunciou sobre o assunto. A postulação complica a situação do governador, que terá que decidir quem terá o seu apoio em 2014, uma vez que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), também almeja o cargo.


Armando vem trabalhando fortemente junto às suas bases no interior de maneira a fortalecer seu nome para a disputa. Paralelamente, ele vem estreitando as relações junto com o PSB e com o governador, que pleiteia disputar o Palácio do Planalto em 2014. Nesta linha, Armando vem se mostrando uma peça importante ao se colocar, juntamente com Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), como um dos principais articuladores de Campos junto ao Senado e, em especial, a parlamentares do PTB. E é com base neste trabalho e na ampla base de apoio que tem no interior do Estado que Armando espera ser agraciado por Eduardo Campos. “Só há possibilidade de discussão neste campo (da Frente Popular)", afirmou.

Mas seguindo a linha adotada pela estratégia nacional, de que as eleições para 2014 somente serão discutidas em 2014, nem Eduardo e nem o PSB se pronunciam sobreo assunto. Fontes ligadas ao PTB, porém, avaliam que esta escolha encontra empecilhos junto ao próprio PSB. “Muita gente no PSB acha que Armando chegou ao Senado graças ao apoio de Eduardo. Neste caso, ele (o governador) já teria feito a sua parte, não devendo nada a Armando e, sendo assim, não deve passar o governo para alguém que não seja do PSB.  Mas Armando tem trabalhado muito em prol de Eduardo, seja junto ao PTB ou a vários outros partidos”, diz uma fonte com bom trânsito junto a legenda.

Um outro ponto a ser levado em consideração é a situação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Fernando também já marcou posição de que deseja ser o escolhido por Campos para disputar o Governo do Estado. Tido como homem de confiança do governador e à frente de uma pasta responsável por grandes obras, como a transposição do Rio São Francisco,  FBC também vem se movimentando intensamente junto aos prefeitos e bases do interior.

A dificuldade para ele, porém, está em sua aproximação cada vez maior com o PT. Nos últimos eventos ligados à pasta e que contaram com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), FBC foi paparicado com elogios e retribuiu na mesma moeda. Ele também chegou a dizer que é favorável á manutenção da aliança PT e PSB, contrariando o desejo do partido em lançar candidatura própria à Presidência em 2014. Rumores de bastidores dão conta de que em função desta aproximação e da falta de posicionamento se será ou não o escolhido para suceder Eduardo Campos, o ministro já teria sido sondado para integrar os quadros do PT. Caso efetive  a mudança, FBC poderá ganhar o apoio do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando do Executivo estadual, colocando-se contra o seu padrinho político.

Diante do quadro volátil em nível estadual e que, dependendo da condução, poderá repercutir  no cenário nacional, O PSB tenta ganhar tempo avaliando a questão cuidadosamente. Resta saber se os aliados também saberão esperar e agir na mesma linha adotada por Campos, de que as eleições 2014 ficam para 2014

quinta-feira, 18 de abril de 2013

AGORA SIM VEREADORES VÃO PODER IMIGRAR PARA OUTROS PARTIDOS


ENFIM SAIU: PPS E PMN UNIDOS NA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA

Blog do Magno Martins 

O PPS e o PMN, que vinham negociação uma fusão, oficializaram hoje a união dos dois partidos dando origem a uma nova agremiação partidária chamada Mobilização Democrática (MD). A nova sigla vai manter o número 33, que era utilizado no registro do PMN. A Mobilização Democrática tem 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. A decisão sobre a fusão das duas legendas foi tomada em congressos extraordinários em Brasília.

O deputado Roberto Freire (SP), que presidia o PPS, foi eleito por unanimidade presidente da Mobilização Democrática. O líder da nova legenda na Câmara será o deputado Rubens Bueno (PR), que ocupava a liderança do PPS. O Diretório Nacional e a Executiva partidária será compartilhada entre os dirigentes dos dois partidos que se fundiram. A documentação da nova sigla já foi encaminhada ao cartório para registro e para publicação no Diário Oficial da União. (Da Agência Brasil - Iolando Lourenço)

sábado, 13 de abril de 2013

ILUMINAÇÃO PÚBLICA URGENTE

                                                                                                                         




      O VEREADOR LUCIANO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES,  ONTEM NA PRIMEIRA REUNIÃO DO 2º PERÍODO,FEZ A INDICAÇÃO QUE O PODER EXECUTIVO SOLICITASSE A CELPE A ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARA O  LOTEAMENTO IZAURA FERREIRA.




     DEVIDO A NESSECIDADE  DOS MORADORES DAQUELE LOTEAMENTO QUE JÁ ESTÃO PAGANDO ILUMINAÇÃO PÚBLICA SEM USO, VENHO ATRAVÉS DESTA INDICAÇÃO  SOLICITAR DO Sr: PREFEITO RONALDO FERREIRA QUE TOME AS DEVIDAS PROVIDENCIAS.


VEREADOR LUCIANO TENÓRIO. 


LOMBADAS ELETRÔNICA URGENTE PARA VILA FERREIRA




                 O VEREADOR LUCIANO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES,  ONTEM NA PRIMEIRA REUNIÃO DO 2º PERÍODO,FEZ A INDICAÇÃO QUE O PODER EXECUTIVO SOLICITASSE AO  (DER) LOMBADAS ELETRÔNICAS PARA O POVOADO (VILA FERREIRA) LOCALIZADA NA BR ENTRE BREJÃO GARANHUNS DEVIDO O PERIGO QUE A POPULAÇÃO PASSA NO LOCAL OS CARROS TRAFEGA NAQUELA VIA COM MUITA VELOCIDADE.


COM A PREOCUPAÇÃO   DOS  MORADORES DAQUELA LOCALIDADE.

ESTOU FAZENDO O MEU PAPEL DE LEGISLADOR 
                                                    LUCIANO TENÓRIO VEREADOR

quarta-feira, 10 de abril de 2013


Polícia divulga foto de sequestradora de bebê em Garanhuns.

A policia divulga a foto de Edivânia Severino da Silva, reconhecida pela mãe do bebê como a mulher que levou seu filho. Desde ontem, policiais civis de Garanhuns realizam diligências no estado de Alagoas, local onde por duas vezes a polícia quase chega a prisão da suspeita. Na primeira diligência, no município de Palmeira dos Índios, os policiais foram até a casa do ex-marido de Edivânia. Momentos antes da chegada dos investigadores ela conseguiu fugir. Na segunda abordagem, desta vez na Zona Rural da cidade de Igaci, região de difícil acesso, por questão de poucas horas a suspeita também não foi encontrada. Populares informaram que ela teria recebido uma ligação e saído correndo assustada com a criança no colo, acompanhada possivelmente de seu filho mais velho conhecido por "Léo". Edivânia não tem dado de mamar a criança e teria procurado pessoas para amamentá-la. A Polícia Civil de Pernambuco não tem medido esforços para chegar a autora do rapto do bebê. As diligências policiais prosseguem com apoio da Polícia Civil de Alagoas.



Ex-diretora de hospital público está entre presos por operação do MPPE

Quatro pessoas foram presas emGaranhuns, no Agreste do estado, suspeitas de desviar cerca de R$ 260 mil em verba pública do Hospital Regional Dom Moura, uma das mais importantes unidades de saúde da região. Entre os presos está uma ex-diretora do hospital. A operação foi realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Militar (PM), nesta terça-feira (9). A Corregedoria Geral da União está acompanhando a operação do Ministério Público e prevê uma auditoria nas contas do hospital.

A Operação Nacional contra a Corrupção foi deflagrada pelo Ministério Público, em parceria com diversos órgãos, e deve cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão, de bloqueio de bens e de afastamento das funções públicas em pelo menos 12 estados. O desvio de verbas públicas sob investigação ultrapassa R$ 1,1 bilhão. Leia mais.
A ex-diretora do hospital que foi presa comandou a unidade de saúde de 2007 a 2012. Além delas foram presos um auxiliar administrativo, um ex-porteiro que seria usado como 'laranja' e a mulher do ex-porteiro, que ainda trabalha no departamento financeiro do Hospital Dom Moura. De acordo com o procurador-geral da Justiça, Aguinaldo Fenelon, a Secretaria Estadual de Saúde fez um requerimento à Polícia Civil para que investigasse o hospital. A polícia concluiu as investigações há aproximadamente seis meses e entregou ao Ministério Público. "Com o poder do Ministério, o promotor entendeu que o inquérito estava incompleto, aprofundou e continuou as investigações da Polícia Civil. Com o aprofundamento, foram encontrados 60 cheques na conta pessoal do então porteiro, marido da mulher responsável pelas finanças da unidade", detalha Fenelon. Os 60 cheques totalizam R$ 260 mil e, depois disso, o Ministério Público pediu a prisão temporária dos quatro envolvidos.

Ainda de acordo com o procurador-geral, foram apreendidas câmeras fotográficas, notebooks, pendrives e outros materiais que serão analisados pelos promotores e equipe técnica do MPPE. "Podemos solicitar outras prisões, se nós entendermos que houve mais recursos desviados além desses R$ 260 mil", conclui Agnaldo.

Apoio ao MPRN
No Recife, o Ministério Público de Pernambuco também cumpriu dois mandados de busca e apreensão em duas empresas promotoras de eventos que têm sede na capital pernambucana - a Luan Promoções e Eventos, na Ilha do Leite, e a Mota Promoções e Eventos (nome fantasia Fonttes Promoções e Eventos), em Boa Viagem. A ação faz parte de investigação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O alvo da apuração são contratações de apresentações artísticas pela prefeitura do município de Guamaré, no RN.

Segundo o MPPE, foram apreendidos diversos computadores, documentos, dinheiro e dois veículos. Na Luan Promoções foram apreendidos R$ 43.489, US$ 1 mil, € 16.860 e, em cheque, R$ 1.759.174,20. Na Fonttes, foram recolhidos R$ 6,9 mil. Quatorze policias civis, 16 PMs promotores de Justiça e servidores do MPPE participaram da operação.

Procurada pela reportagem do G1, a Luan Promoções e Eventos informou que promotores e policiais estiveram na sede da empresa, nesta manhã, em busca de documentos para a investigação que está sendo realizada no Rio Grande do Norte. Ana Paula Farah, produtora da Fonttes, informou que a empresa não tinha nada a declarar. "Nossos advogados estão cuidando de tudo", encerrou.
fonte:G1PE

segunda-feira, 8 de abril de 2013


A Copa e a seca

Enquanto o governo promete migalhas para a seca, gasta mais de 10 bi só em estádios de futebol 

 Diante de um quadro tão dramático no Nordeste, em que se assiste a uma luta quase que inglória para se salvar o rebanho bovino dos efeitos da mais longa seca dos últimos 50 anos, o Governo começa a tirar do papel as promessas para realização da Copa do Mundo em 2014.
Estima-se que os investimentos cheguem a R$ 40 bilhões, dos quais mais de R$ 10 bilhões na construção e reformas de estádios. Não entendo de futebol e, portanto, não posso colocar a minha colher nesse cozido, mas não teria sido mais logico e mais econômico para o País centralizar o certame mundial nos principais centros econômicos, como São Paulo, Rio e Minas?
Após a Copa, para que servirá, pelo amor de Deus, uma super Arena em Manaus, São Lourenço, Natal e Cuiabá? Essas superestruturas sediarão apenas três jogos da Copa e priu! Com tantas desigualdades, miseráveis convivendo com ratos nas favelas e mendigando nas ruas, o Brasil pode se dar ao luxo de se curvar a pressões políticas ou vaidades?
Com a dinheirama investida em arenas do Nordeste, como Salvador, Fortaleza, Natal e São Lourenço, o Governo certamente teria mais retorno em projetos capazes de aumentar a capacidade hídrica do Nordeste.
Faz Copa do Mundo quem pode! Quem pode se dar a esse luxo são os países ricos do mundo civilizado. A luta no Brasil, infelizmente, tem que ser ainda pela sobrevivência humana, pelo fim das disparidades sociais e injustiças.
Gostaria de saber se justifica um investimento de R$ 400 milhões, só por parte do BNDES, para erguer uma arena da Copa em Manaus! Claro que não. Esta arena de São Lourenço é outro grande equívoco. Para sediar apenas três jogos mundiais, que não incluem a apresentação da seleção brasileira, não teria sido mais lógico ampliar e modernizar o Arruda?
Esse excesso de gastos públicos é uma repetição, sem nenhuma dúvida, dos Jogos Pan-americanos de 2007, inicialmente previstos em R$ 500 milhões, tendo custado ao seu final R$ 4 bilhões.
O mais incrível disso tudo é que, para o País não passar vexame na Copa, não há limite de gastos, enquanto a seca vai deixando um rastro de destruição como um tsunami, pegando de proa especialmente o gado.
Por mais esforços dos pecuaristas em parceria com o Governo, em Pernambuco, por exemplo, a seca vai reduzir metade do seu rebanho bovino e deixar 80% dos reservatórios em colapso total.

sábado, 6 de abril de 2013

MUITO BOM


BIOMETRIA CHEGA, EM FIM, A BREJÃO.



O TER/PE - Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco irá implantar, no período de 31 de maio a 10 de outubro do corrente ano, o sistema de leitura biométrica para as próximas eleições em Brejão. Isto é um grande avanço para a segurança nas eleições e só assim os nossos mortos terão descanso eterno, bem como alguns presidentes de mesa não mais poderão liberar a urna para votação sem a presença do respectivo eleitor, acabando desta forma aquele voto rápido das 3 às 5 horas da tarde nos dias de votação.

Entenda, um pouco, o que vem a ser Biometria: A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais.

Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada.

Na biometria, o procedimento de verificação ocorre quando o sistema confirma uma possível identidade comparando apenas parte da informação com o todo disponível. Já o processo de identificação confirma a identidade de um indivíduo, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados registrado.

A biometria é usada em inúmeros lugares para melhorar a segurança ou conveniência dos cidadãos. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

Além disso, muitas empresas adotam tais sistemas para acesso às suas instalações ou utilização de seus serviços. É o caso de algumas academias de ginástica que usam leitura da impressão digital para controlar o acesso dos seus frequentadores.

Para o reconhecimento individual são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição.

O TRE vem informar a todos a necessidade de se cadastrarem no sistema biométrico tendo em vista que todos os títulos de eleitor antigos serão invalidados, ficando sem direito a voto aquele eleitor que não se cadastrar dentro do prazo.

Para agendar o dia e a hora para o seu cadastramento, acesse o site: www.tre-pe.jus.br , aja vista que só serão atendidos 100 eleitores que estiverem agendados por dia. O atendimento será realizado no Prédio da CERSOPE. Para o eleitor que não tem acesso a internet, a prefeitura irá disponibilizar os meios para o seu agendamento.

Queremos lembrar que o prazo para cadastramento biométrico é suficiente para atender a todos, porém, não deixem para a última hora, haja vista que o sistema do TRE só tem condições de cadastrar 100 eleitores por dia e os retardatários poderão ser prejudicados ficando sem o seu novo título e consequentemente sem direito a votar e arcando com as consequências que isto trás. 


SECA - Reunião entre Produtores Rurais de Bom Conselho e Governo Estadual e Federal.

Foto: Tiago padilha

Ocorreu no dia de ontem, 05.04.2013, na AABB-Bom Conselho, reunião entre os produtores rurais de Bom Conselho e representantes de órgãos governamentais. Compondo a mesa, como representantes dos produtores rurais tivemos o ex-superintendente do INCRA, o Sr. Abelardo Siqueira, o qual presidio e conduziu a reunião e o produtor e médico veterinário Washington Azevedo. representando o comércio, a presidente da CDL Katiuscia Miranda. Representantes dos Órgãos governamentais tivemos: O prefeito do município de Bom Conselho, Danilo Godoy; o secretário de agricultura do município, Eduardo Carvalho; o presidente da Câmara de vereadores, Geninho Tavares; Deputados estaduais, Sílvio Costa Filho e Marco Antonio Dourado; Secretário de agricultura de Pernambuco, Ranílson Ramos; presidente da Adagro, Erivânia Camelo; representante do IPA, Fátima Cavalcante; Presidente do IPA, Júlio Zoé; Secretário executivo da agricultura familiar de Pernambuco, Aldo Santos; Gerente de Produção e Comercialização da Seape, Ricardo Jucá; Gerente Executivo Pronaf do BNB, José Plácido; Gerente Administrativo da Super do Banco do Brasil, José Antônio; Superintendente da CONAB, Humberto Lins; representante do Sintraf de Bom COnselho, Aluísio Bernardo. A reunião foi secretariada pelo diretor de protocolo do Rotary Clube Bom Conselho, Emmanuel Leonel. 




Foto: Claudio Andre
Foto: Tiago Padilha

Diversas outras autoridades, sociedade civil organizada, produtores rurais, presidentes de associações comunitárias e outras pessoas, lotaram o recinto onde acontecia a reunião, aguardando soluções concretas para amenizar os efeitos da seca em nossa região, bem como no aguardo as medidas a serem tomadas para os produtores que contraíram dívidas rurais e perderam mais da metade do seu rebanho, além de terem a produção de leite 
reduzida em 70%, 
não tendo capacidade de pagamento para pagar os seus débitos.




 Foram levadas faixas e carcaças de animais mortos em virtude da seca, como forma de protesto.









O Senhor Abelardo, abriu a reunião saudando a todos 
os presentes e agradecendo por estarem participando deste movimento de suma importância para todos os segmentos produtivos e comerciais da região. Solicitou ao secretário leitura da pauta de reivindicações dos produtores rurais,(LEIA AQUI AS REIVINDICAÇÕES). Abelardo Siqueira reivindicou e cobrou as seguintes medidas dos órgãos competente, presentes à reunião: 
1 - Distribuição da cana, foi prometida a semana passada, pelo Sr Ranílson Ramos, criação do Pólo para distribuição da cana e 100 toneladas diárias; O pólo foi implantado a cana não está chegando a quantidade prometida;
2 - Criação de um pólo para entrega do milho em Bom Conselho, inclusive o prefeito, Danilo, já esta com o armazém alugado e pronto para receber os grãos. Alçada da Conab; Caso seja contemplado, quando começará a funcionar?
3 - Foram recebidas várias reclamações dos produtores, quanto ao atendimento prestado pelo BNB e BB, aos mesmos. As instituições não têm funcionários suficientes para atender a demanda de clientes que comparecem as agências; Implantação de uma agência ou posto de atendimento do BNB em nosso município. 
Foto: Tiago Padilha

O secretário, Ranilson Ramos, em resposta as reivindicações, prestou os seguintes esclarecimentos: 
Primeiramente, pediu desculpas em não ter comparecido na última quarta-feira para reunião agendada, teve que comparecer em uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff.
1 - Em Pernambuco temos 110.000 criadores cadastrados na Adagro dos quais 80.000 estão inadimplentes, ou seja, a primeira medida a ser tomada é resolver o passivo(débitos)dos trabalhadores. O governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, estava pleiteando um perdão geral para os produtores rurais atingidos pela seca. A presidente Dilma anunciou na terça-feira em fortaleza, rebates na liquidação de dívidas nos seguintes termos: Operações com saldo devedor de até: R$ 15.000,00 rebate de 85%; de R$ 15.000,00 a R$ 35.000,00 75%. Sem juros de inadimplência, mora ou multa. O débito terá que ser pago a vista. Caso o produtor não tenha condições de liquidar os seus débitos na forma acima, poderá renegociar seu débito por um prazo de 10 anos. Estão suspensas as cobranças dos débitos rurais por parte das instituições financeiras.
2 - Construções e recuperações de barragens, já encontra-se no município 03 retro-escavadeiras e uma caçamba;
3 - Criação de uma linha de crédito para amenizar os efeitos da seca e uma outra para após a estiagem recomposição do rebanho perdido.
4 - Como havia prometido na semana passada, foi criado o pólo para entrega da cana no município, o qual irá disponibilizar 432.000 ton/semana, 72.000 ton/dia, onde irá atender 6 municípios. Até a presente hora, foram enviados 161 toneladas e atendidos 255 produtores.
5 - Em reunião convocada pela presidente Dilma, foi repassado que Pernambuco irá 42.000 toneladas de milho, sendo 20.000 via terrestre e 22.000 via trasporte marítimo.
6 -  Atualmente o estado presta assistência técnica em todos os municípios, têm uma meta para atender 200.000 famílias.
Ranílson, ratificou seu compromisso de estar aberto ao diálogo, reivindicações e propostas dos produtores rurais. Até a presente data não mediu esforços para cumprir com tudo que foi prometido e acertado entre ele e a comissão dos produtores.
Para finalizar disse o secretário "Todos os que estão aqui têm alma e compromisso".


O médico veterinário e representante da comissão dos produtores, também falou e cobrou medidas imediatas, entre elas:
1 - Não adianta renegociação de débitos rurais, pois em muitas dívidas os valores atualizados são superiores ao patrimônio do produtor, teria que ter uma anistia geral, atingindo a totalidade do débito. "A seca chegou no último ponto, é necessário uma anistia e novos créditos".
2 - Na contratação das operações rurais é cobrada uma taxa de assistência técnica de 2% e outras taxas, encarecendo a dívida;
3 - A agricultura familiar é bem organizada e representada pelos sindicatos e movimento rurais, os outros produtores vivem a "Deus dará";
4 - Queremos sentar para uma negociação em todos os níveis, desde a quantidade e distribuição de cana/milho as instituições financeiras. Sendo necessário elaboração de um plano de trabalho;
5 - O produtor vem sendo humilhado quando vai pegar o milho na CONAB.
Finalizando falou "Triste do homem que se esconde atrás da covardia"




A presidente da CDL local, fez uma pauta de reivindicações aos bancos federais e órgãos públicos presentes(VEJA AQUI), mostrou-se solidária a causa, disse "Não abrange somente os produtores rurais, toda cadeia produtiva e comercio é atingida".



O prefeito Danilo Godoy, declarou que está aberto para discutir juntamente com todos os segmentos, medidas para amenizar os efeitos da seca no município. informou que vêm buscando soluções junto aos governos estaduais e federais, através de visitas aos órgãos competentes. Tendo já conseguido junto a CONAB, um pólo para distribuição do milho no município, onde, inclusive já alugou o galpão para armazenagem do milho e estará sendo visitado hoje por Humberto Lins(CONAB).
Informou que o pólo de cana já recebeu 178 toneladas em 02 dias, atendendo 7.000 animais.
O município já encontra-se com máquinas trabalhando para limpeza e reforma dos açudes e barragens, "Já temos 04 barragens limpas e prontas, caso chova", "Está aberto para discutir qualquer assunto, só que não vai se render a pressões" falou.
Para encerrar disse "Gostaria de agradecer primeiro a Jesus, depois a todos os presentes, estou a disposição para discutir soluções para amenizar a situação da seca, independente de dia e hora".
Foto: Claudio André



O representante da Conab, Júlio Lins, disse que não fugiu das queixas e apraça a todas, informou que recebeu o prefeito Danilo e o deputado Sílvio Costa a duas semanas atrás, onde ficou acordado a implantação de um pólo para entrega do milho em Bom Conselho, sendo somente necessário agora cumprir normas burocráticas, estipulou para provavelmente o dia 15/04 o funcionamento do mesmo. Informou que a demora para entrega do milho é devido a normas da lei, como pro exemplo a demora de 30 dias para uma licitação de compra do milho. O pólo atenderá 06 cidades e receberá 150 toneladas por semana. Toda a parte de distribuição será realizada por funcionários da Conab.

Os representantes do BNB e BB, praticamente tiveram o mesmo discursos, informando que os bancos não têm alçada para perdoarem dívidas, cabe ao Governo Federal. As cobranças das dívidas serão suspensas e os débitos serão prorrogados automaticamente até a publicação das medidas anunciadas pela presidente Dilma. O BNB, comprometeu-se a enviar ao município dois funcionários semanalmente para tratar dos assuntos relacionados ao crédito rural.
Ficou firmado entre a comissão dos produtores e os bancos a realização de um seminário, para discutir as medidas anunciadas, linhas de crédito disponíveis, operações inadimplentes entre outros assuntos. Sendo realizado na cidade de Bom Conselho, ficando somente de marcar a data do encontro.
Para finalizar, Abelardo Siqueira informou que o secretário Ranílson Ramos tinha uma nova medida a ser anunciada. O secretário Ranílson falou "O governador Eduardo Campos autorizou a introdução do programa de forragem de milho volumoso e vamos iniciar por Bom Conselho. É um milho irrigado é com colheita para 45 dias produzindo 30 toneladas por hectare".Sendo necessário apenas água para irrigação.
Imediatamente foi informado que a barragem do Bálsamo daria para uma plantação de 700ha de milho. Outros produtores informaram disporem de áreas para plantação, variando de 02 a 30 ha. 
O prefeito informou ter um relatório emitido pela Compesa, onde a mesma, afirma que a barragem do Bálsamo é utilizada para suprir as residências da população, caso fosse utilizada para outros fins, seria adotado racionamento de água na cidade.
O secretário Ranílson, autorizou imediatamente o presidente do Ipa, Júlio Zoé, para disponibilizar técnicos afim de viabilizar a plantação do milho.
Ficou acordado, uma reunião entre o prefeito a comissão de produtores e outros órgãos para o dia 05.04.2013, às 16:00. Onde serão tratados assuntos técnicos referentes as medidas anunciadas.
Na próxima semana, representantes da comissão de produtores deverão ter uma audiência junto ao Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos.
Foto: Tiago Padilha

 "Foi uma manifestação pacífica, aberta ao diálogo, onde todos foram ouvidos e puderam externar suas opiniões e reivindicações. Em conversa com os membros da comissão e outros produtores, é que está havendo uma mobilização de todos já estão colhendo frutos das reivindicações: Implantação dos pólos de cana e milho.
Espera-se, que as promessas com relação aos outros itens, sejam cumpridos."