sábado, 30 de agosto de 2014

“Paulo Câmara precisa explicar relações com a empresa envolvida na compra do avião”, cobra Paulo Rubem Santiago

“Paulo Câmara precisa explicar relações com a empresa envolvida na compra do avião”, cobra Paulo Rubem Santiago
O deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT), membro da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, cobrou nesta sexta-feira (29) explicações sobre o Caso Bandeirantes, envolvendo a empresa Bandeirantes Renovação de Pneus, que recebeu incentivos fiscais durante a gestão de Paulo Câmara na Secretaria estadual da Fazenda. A Bandeirantes está envolvida numa operação nebulosa de pagamento do avião utilizado pela campanha presidencial do PSB e que vitimou o ex-governador Eduardo Campos.
“É preciso esclarecer à sociedade que relações foram estabelecidas entre Paulo Câmara, então Secretário, e a empresa, na condição de pré-candidato e depois candidato a governador de Pernambuco”, ressaltou Santiago.
O deputado faz indagações sobre o porquê de o ex-secretário ter concedido incentivos fiscais, nunca dados antes nas condições asseguradas por ele, a uma empresa cujos sócios haviam sido denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes financeiros e de sonegação fiscal, que ensejariam 55 anos de reclusão.
Na época em que Paulo Câmara beneficiou a Bandeirantes, seu dirigente já era réu, acusada pelo MPF de ter sonegado cerca de R$ 100 milhões. “Como é que o ex-secretário da Fazenda aceita conceder incentivos a uma empresa nessas condições, dois anos depois de ter sido denunciada? E três anos após receber o benefício, esta mesma empresa se envolve agora na operação de compra do avião”.
“É preciso saber também se Paulo Câmara, como pré-candidato ou candidato, viajou nos aviões da empresa, um LearJet, até maio, e o Cesnna, de propriedade do sr. Apolo Santana Vieira”, questionou Rubem.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aprovado relatório de Armando que garante mais recursos para municípios


Relator do projeto que amplia os recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o senador licenciado e candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) comemorou a aprovação em dois turnos, pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o acréscimo do repasse em um ponto percentual (de 23,5% para 24,5%), de forma escalonada, em até dois anos. O valor é estimado em cerca de R$ 3 bilhões a mais para os municípios ao final do período.
 
A contribuição de Armando Monteiro - que está licenciado do senado para concorrer ao governo de Pernambuco -, foi lembrada pelos parlamentares que estiveram presentes à votação do projeto.  Autora da proposta original, a senadora Ana Amélia (PP-RS) fez questão de registrar a colaboração direta de Armando Monteiro. "Claramente esta não era uma matéria fácil, diante das dificuldades naturais, conjunturais do pais, do ponto de vista financeiro, mas houve boa vontade do governo no sentido de encontrar uma alternativa".
 
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que "é preciso reconhecer o mérito da senadora Ana Amélia, a boa vontade do senador Armando Monteiro e, mais do que isso, a disposição do governo de construir uma solução para a questão dos municípios"
 
O senador Pedro Taques (PDT - MT) também parabenizou Armando e a senadora Ana Amélia e lembrou que, com mais recursos, os prefeitos saem da dependência das emendas parlamentares e convênios através das transferências voluntárias. "Os municípios devem ter os recursos constitucionalmente assegurados”, afirmou.
 
Lamentando a ausência de Armando na sessão, O senador Waldemir Moka (PMDB-RS) também disse ser preciso fazer justiça ao trabalho do pernambucano, destacando a competência do relatório. Outro a lembrar a "importância do trabalho do relator Armando" foi o senador  Wellington Dias (PT-PI).
 
Também citando o relatório de Armando, o senador Humberto Costa (PT-PE) estendeu os seus parabéns "a todos os que participaram dessa luta" e disse que "este é só o início de um processo de recuperação da capacidade financeira de investimento dos municípios brasileiros". Ainda na sessão, o senador Aécio Neves (PSDB - MG), afirmou que a PEC era "a única proposta relevante aprovada em direção do fortalecimento da Federação do Brasil".
 
A intenção do governo de aumentar o FPM em um ponto percentual nos próximos dois anos (0,5 em 2015 e 0,5 em 2016) foi anunciada no ultimo dia 3 de junho e resultou da negociação da presidente Dilma Rousseff com representantes dos prefeitos. O texto inicial da PEC propunha um aumento maior, de dois pontos percentuais. O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou emenda reduzindo a ampliação pela metade, após acordo com o Executivo. A emenda foi acatada pelo relatório de Armando Monteiro.
 
A proposta deve seguir agora para a Câmara dos Deputados, onde também precisa ser aprovada em dois turnos.

domingo, 3 de agosto de 2014

Paulo despenca no Recife e Armando segue disparado na liderança


Na corrida ao Senado, João Paulo amplia vantagem e tem 30%, contra apenas 13% de Fernando Bezerra
 
Mais uma pesquisa confirma a liderança de Armando Monteiro (PTB), candidato da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, na disputa ao governo do Estado e mostra uma queda do candidato do PSB, Paulo Câmara, no Recife, de 12 pontos percentuais, o que signiica uma queda de mais de 50%. 
Realizada pelo Instituto Maurício de Nassau e divulgada neste sábado (2) pelo Jornal do Commercio, a pesquisa mostra que Armando Monteiro tem 37% das intenções de voto dos pernambucanos, contra apenas 11% de Paulo Câmara. Armando também é o que apresenta a menor taxa de rejeição. São 6% contra 10% do concorrente. Nesta semana, pesquisa Ibope/TV Globo já havia apontado Armando com 43%, contra 11% do socialista. 
Neste novo levantamento, Armando se mantém disparado na liderança em todas as regiões de Pernambuco, inclusive no Recife e na Metropolitana. No entanto, em relação ao levantamento anterior, feito pelo Instituto Maurício de Nassau no início de abril, quatro meses atrás, Paulo Câmara cai de 23% para 11%, menos da metade do que tinha, apesar de todo o esforço do PSB na cidade e do forte engajamento do prefeito Geraldo Júlio. 
Veja os resultados por região:
PERNAMBUCO 
Armando Monteiro      37%
Candidato do PSB       10% 
RECIFE 
Armando Monteiro      30%
Candidato do PSB       11% 
RMR (sem Recife) 
Armando Monteiro      36%
Candidato do PSB       10%
ZONA DA MATA
Armando Monteiro     45%
Candidato do PSB       4% 
AGRESTE 
Armando Monteiro      35%
Candidato do PSB       10% 
SERTÃO
Armando Monteiro      41%
Candidato do PSB       13%
SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Armando Monteiro      42%
Candidato do PSB       12% 
NO SENADO - Na corrida ao Senado, o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo, que é parceiro de Armando, já aparece com uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre Fernando Bezerra. João Paulo tem 30% e Fernando apenas 13%.