segunda-feira, 10 de outubro de 2016

fortes chuvas

Fortes chuvas cairão no Nordeste a partir de Outubro diz meteorologitas

CZ AGORA | 19:22 |
Fortes chuvas cairão no Nordeste a partir de Outubro diz meteorologitas



O fenômeno climático La Niña já começa a se configurar no Pacífico, e a partir do início da próxima Primavera deve ser tão prejudicial para a agricultura quanto El Niño.

É o que dizem os meteorologistas da Climatempo, apontando que haverá secas no Sul e aumento das chuvas no Norte e Nordeste, por conta de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

La Niña é a fase fria de um fenômeno atmosférico-oceânico. Ela é caracterizada pelo esfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. O especialista projeta que La Niña já esteja presente no Brasil a partir do próximo mês de Outubro, permanecendo ao longo de 2017.

Fonte: MPiauí

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

INDICAÇÃO DO VEREADOR BREJÃO SAIU DO PAPEU

INDICAÇÃO  Nº

O Vereador José Luciano Tenório da Silva no uso de suas atribuições                                  
Indico ao senhor Prefeito Ronaldo Ferreira, a necessidade de recapeamento asfáltico (tapa buraco), em trecho do trevo desta.


JUSTIFICATIVA               
                               
Atendendo aos pedidos de moradores e condutores,  o recapeamento destes trechos da mencionada se faz necessário e urgente, devido às péssimas condições em que se encontram. 
                               
São muitos os buracos que trazem desconforto, e prejudicam o acesso de motoristas que por ali transitam. 
                               
Tendo em vista a preocupação com o bem estar e a qualidade de vida dos munícipes que transitam pela referida via, espera-se atenção ao pedido.

   
Sala das Sessões da Câmara Municipal, em 20 de novembro de 2015.


                                  José Luciano Tenório da Silva
                                              Vereador

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Convenção em Brejão

Convenção em Brejão confirma popularidade de Sandoval




Com a quadra poliesportiva Genival Cadengue de Santana, completamente lotada, foi realizada na noite da última sexta-feira, dia 05 de agosto, a convenção da coligação dos partidos PSB, PSDB, PR e PP, na cidade de Brejão, na ocasião foi homologada a chapa dos ex-prefeitos, Sandoval Cadengue e Joseraldo Rodrigues, e mais 17 candidatos a vereador.

O evento foi bastante prestigiado, não só por parte da população brejonense, mas também pelas presenças do governador de Pernambuco Paulo Câmara, o presidente da Compesa Roberto Tavares, o deputado estadual Marcantônio Dourado, os prefeitos e candidatos a reeleição, Marquidoves Vieira Marques (Lagoa do Ouro) acompanhado pelo presidente da câmara daquela cidade, Lenivaldo Barros, Ricardo Alves (Saloá) e o seu vice Zé Antônio, os candidatos a prefeito e vice de Terezinha, Mateus Martins e Rogério, bem como, os vereadores terezinhenses Walter e Lacerda.

Representando as lideranças politicas do município, a convenção contou ainda, com a presença do ex-prefeito Miguel Paes, ex-vereador Zé Rosa, vereador Calitinho, ex-secretários municipais, entre outras personalidades e representantes de famílias tradicionais.

O grupo político de Sandoval está fortalecido para eleição municipal em 2016, pois além de ter de volta ao seu lado o atual vice-prefeito Erivan Lopes, em sua base de apoio, Sandoval contará ainda com um grupo de seis vereadores, dos quais 5 irão concorrer à reeleição, sendo eles: Saulo Maruim (atual presidente da Câmara Municipal), Cabeu, Chiquinho, Araújo (ex vice-prefeito por duas vezes), Luciano Tenório (filho da saudosa vereadora Maria Caetano).

Pra totalizar o grupo de candidatos a vereador da coligação, irão somar nomes, como o ex vereador Laelson da Vila Ferreira, Cicero Dionísio, Nito Eletricista, Veracildo Monteiro, Gilvan, Diogo de Tota, Fabinho Guarda, Zé de Miro, Cida Moreira, Caco do Imbé, Dicinho e Juarez vigilante.

A Convenção foi apresentada pelo radialista Marco André, o qual já serviu ao município na última gestão como assessor de imprensa. Segundo a comunicação da coligação, uma demonstração clara de que o povo de Brejão não está satisfeito com a atual a gestão, uma verdadeira multidão compareceu ao evento, tanto que, o espaço da quadra não foi suficiente para acomodar a todos, ficando no espaço externo do referido ginásio, um expressivo número de pessoas.

Um outro destaque, foi o discurso enfático do governador Paulo Câmara, que ratificou a importância da trajetória politica de Sandoval como uma grande companheiro de partido, destacando que não medirá esforços para ajudar o ex-prefeito a voltar ao governo em Brejão. Ao fazer uso da palavra, o atual vice-prefeito Erivan Lopes, disse estar de volta ao grupo de Sandoval, atendendo não só a um convite, mas sobretudo, ao grande desejo de mudança que se instalou na população. Já o ex-prefeito Joseraldo Rodrigues, se mostrou confiante na vitória.

“A disputa não deve ser com pessoas, a nossa luta é pelo bem do povo de Brejão” registou em seu discurso, Sandoval Cadengue, encerrando a Convenção.

sábado, 9 de julho de 2016

EM BREVE TEREMOS MAIS O POVO DE BREJÃO TEM QUER VER O DESCASO EM NOSSO MUNICIPIO

Hoje vamos mostrar um pouco de um dos lados do abandono que Brejão sofre nos últimos 3 anos . Veja como esta a garagem (antigo pátio de eventos) dos carros, ônibus da nossa cidade. Um verdadeiro descaso com o dinheiro público, estrutura totalmente abalada, sem cobertura, oferecendo ricos as pessoas que ali trabalham pois no mesmo local é o CRAS da cidade! Como vocês podem ver veículos que podiam ser usados para o beneficio do povo ta ai jogando o MATO TA COBRINDO TUDO, unidade móvel de saúde ai jogada sem funcionamento, ônibus escolares ai parados com ferrugem tomando de conta tudo por conta do descaso com a população e com dinheiro público, isso é um dos lados da falta de respeito com eleitor, com o cidadão Brejense . Isso é‪#‎COMPROMISSO_COM_DESENVOLVIMENTO‬ . Kakakakakakakakaka
Curtir
Comentar

domingo, 3 de julho de 2016

ATENÇÃO DOS CIDADÃOS EM BREJÃO

PLACAS DE OBRAS INACABADAS CHAMAM A ATENÇÃO DOS CIDADÃOS EM BREJÃO









              As placas na entrada da cidade estão chamando a atenção de todos os Brejonenses, pois estas demonstram a liberação de investimento de recursos do FEM para execução de obras e estas já se encontram com prazos vencidos e sem a execução.
Os cidadãos se questionam sobre a execução destas obras iniciadas e paralisadas. Principalmente a entrada da cidade e a “reforma” da praça na rua José Inácio dos santos (rua de Bom Conselho).
Até o momento a “reforma” na CALÇADA DA RUA JOSÉ INÁCIO DOS SANTOS é a mais comentada, sobretudo, pelo montante de mais de 50.000,00 reais (precisamente R$ 58.041, 17) anunciado como investimento. E por ter sido executado apenas uns ajustes nesta, onde havia partes danificadas com buracos. As ações realizadas ali levam os populares a se perguntarem sobre as obras paralisadas neste local e o montante anunciado como recursos. Muitos brincam que a obra realizada poderia ser feita com um décimo do anunciado, o que não precisa muito saber técnico para evidenciar este pensamento.  Outra obra paralisada e que chama muito a atenção é a entrada da cidade, na qual era para haver a REFORMA E URBANIZAÇÃO DO ACESSO PRINCIPAL DE BREJÃO, obra que está orçada em mais de 400,000.00 reais (precisamente R$ 428.942,70) e que se encontra paralisada.
O detalhe é que estes recursos foram liberados não neste ano, mas com prazo visivelmente hábil para as devidas correções necessárias. A pergunta que não cala os cidadãos é: Por que estas obras necessárias para a população não são executadas? E os recursos, onde estão? De quem é a responsabilidade da não execução? Quem está fiscalizando estas obras? Será que estas benfeitorias serão entregues a população?

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Perda do cargo do prefeito

TRF5 determina a perda do cargo do prefeito de Marizópolis (PB).

CZ AGORA | 11:11 |

ESSA FOI A PRIMEIRA EXECUÇÃO PROVISÓRIA PENAL JULGADA PELO TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 deferiu, hoje (29/06), por maioria, os pedidos de execução provisória formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação ao prefeito de Marizópolis (PB) José Vieira da Silva, ao ex-prefeito de São João do Rio do Peixe/PB José Aldeir Meireles de Almeida e a Francisco Sales Marques de Sousa, condenados, neste Tribunal, por desvio de verbas públicas, em 2012.

Essa foi a primeira execução provisória penal julgada pelo TRF5, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido pela possibilidade de execução de acórdão penal condenatório, ainda sujeito a recurso especial ou extraordinário.

“De acordo com essa linha de pensamento, não viola o princípio constitucional da presunção de inocência a execução penal sem o trânsito em julgado da decisão condenatória do Tribunal, porque, pelo contrário, este se desfaz no momento em que a matéria de fato já está resolvida, com o juízo de incriminação formado, só restando discussões de direito. Sendo assim, nada obstaria a produção de efeitos do acórdão condenatório”, afirmou o vice-presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado.

ENTENDA O CASO – O MPF apresentou, em 2006, denúncia imputando aos acusados a participação em procedimentos licitatórios fraudulentos realizados no município de São João do Rio do Peixe/PB preliminares às contratações das obras objeto dos Convênios nº 757/96 e 006/96, celebrados, respectivamente, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Fundação Nacional de Saúde (FNS).

No julgamento da Ação Penal (APE 37/PB), ocorrida em 2012, o Pleno do TRF5 concluiu que os recursos públicos repassados pela União Federal ao município de São João do Rio do Peixe/PB, à época do mandato do ex-prefeito José de Almeida, saíram do âmbito municipal, sendo repassados a terceiros, o que se demonstrou, por meio do pagamento integral e antecipado a empresas vencedoras de licitações fraudulentas, sem que tenha sido observada a contraprestação acordada nos convênios, entendendo configurado o desvio de verbas públicas (artigo 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67).

Os réus foram condenados à pena de inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, bem como a perda de cargo que eventualmente ocupem. Foram condenados, ainda, à pena de reclusão, a ser, inicialmente, cumprida em regime semiaberto (José Aldeir Meireles de Almeida, 5 anos e 8 meses; José Vieira da Silva, 4 anos, 11 meses e 15 dias; Sinézio Martins de Oliveira, Francisco Sales Marques de Sousa e Eudes Antônio Pereira, 4 anos e 3 meses), além do pagamento solidário de indenização no valor total de R$ 203.921,58, em favor do FNDE e da FNS.

No que se refere aos condenados Sinézio de Oliveira e Eudes Pereira, iniciou-se a execução definitiva das penas impostas nos próprios autos da APE 37 (PB), em razão do trânsito em julgado da condenação.

O réu Francisco Sousa protocolou petição ao vice-presidente do TRF5, informando que teve a pena privativa de liberdade reduzida para 3 anos e 3 meses, em virtude do julgamento de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), requerendo o reconhecimento da prescrição da pena. O pedido será apreciado antes de iniciar a execução das penas impostas.

A Ação Penal está atualmente em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

EXECPR1(PB)


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br
Category

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Vereador de Corrente

Vereador de Correntes tem Mandato Cassado pela Justiça


O Juiz Guilherme Augusto de Albuquerque Arzani, da Comarca de Correntes, cassou os direitos políticos do Vereador Correntino José Cardoso Soares, o popular Zé Cardoso, do PSB. 

De acordo com os autos do Processo nº 0000012-41.2012.8.17.0520, o Parlamentar, que foi o mais votado nas Eleições Municipais de 2012, quando obteve 1.071 votos, conquistando 11,56% dos votos válidos no Município, teria ameaçado “de causar mal injusto e grave” a um Policial Militar em serviço naquele Município, em 08/12/2011, fato que motivou a decisão judicial.

Além de perder os Direitos Políticos, o Vereador Zé Cardoso ainda terá que permanecer pelos próximos dois meses e quinze dias “recolhido durante o período noturno e nos dias de folga, recolhendo-se (possivelmente a sua residência) no período compreendido entre as 23 horas e às 06 da manhã”, devendo “tal regime basear-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do Condenado”, pontua o Juiz em trecho dos autos do Processo. O Parlamentar também está proibido “de ausentar-se da Comarca onde reside por mais de sete dias sem autorização do Juiz” e terá que “informar qualquer mudança de endereço”, além de comparecer ao Fórum local, todo mês, “para informar e justificar suas atividades”. Na sentença proferida pelo Magistrado também consta a informação que o senhor José Cardoso Soares poderá vir a ser “transferido do regime aberto, se praticar fato definido como crime doloso, se frustrar os fins da execução”.

Informações vindas de Correntes dão conta que a 59º Zona Eleitoral deverá notificar a Câmara Municipal da decisão. A expectativa é que o suplente de vereador José Geraldo da Silva, o Geraldinho, também do PSB, seja empossado na vaga deixada por Zé Cardoso.

A POSIÇÃO DO VEREADOR CASSADO – O Vereador Zé Cardoso (PSB) utilizou o facebook para se pronunciar quanto à decisão judicial. O Parlamentar ressaltou que está sendo “injustiçado” e que foi “prejudicado” por uma falha do seu Advogado. Ele também garantiu que “já está recorrendo” e que “breve-breve” terá “notícias boas”. Zé Cardoso também garantiu que segue como pré-candidato a Vereador e que deverá registrar a sua candidatura no período previsto pela Legislação Eleitoral. O Vídeo postado no perfil do ex-parlamentar já teve mais de 1.800 visualizações, além de dezenas de compartilhamentos e mais de cem comentários favoráveis a Zé Cardoso.

Para conferir detalhes do Processo, clique AQUI e digite o número nº 0000012-41.2012.8.17.0520.   

Clique em player para conferir os esclarecimentos de José Cardoso Soares:

sábado, 16 de abril de 2016

VEREADOR LUCIANO FISCALIZANDO O EXECUTIVO

MAIS INDICAÇÕES E AÇÃO DO VEREADOR LUCIANO

                                                FISCALIZANDO  O EXECUTIVO




quarta-feira, 13 de abril de 2016

184 municípios pernambucanos,



Dos 184 municípios pernambucanos, 104 estão infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal



A informação que dá título a esta postagem foi dada pelo secretário executivo de Apoio aos Municípios da Secretaria de Planejamento e Gestão, Flávio Figueiredo, nesta terça-feira (12), durante o 3º Congresso Pernambucano de Municípios. Ele, que também é presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), participou de uma mesa de debates onde se discutiu o Legislativo e a Pauta Municipalista em 2016.

Segundo Flávio Figueiredo, a crise econômica que atinge o Brasil impacta diretamente e de forma mais cruel nas finanças municipais. “Há problemas antigos que vêm impossibilitando os municípios de cumprirem suas obrigações. Primeiro, nos últimos 30 anos, houve uma distorção no Pacto Federativo. Hoje, apenas 33,51% do que é arrecadado pelo Governo Federal é repartido entre estados e municípios. Em 1985, este número chegou a ser 80%. Em contrapartida, as obrigações dos municípios aumentaram, como na Saúde, na Educação, na Iluminação Pública e na questão dos resíduos sólidos”, explicou Flávio.

A posição de Flávio foi corroborada por Eduardo Stranz, consultor do Conselho Nacional de Municípios (CNM), participante da discussão. “Esse momento de crise, é quando os municípios são mais demandados. Por exemplo, um pai tem um filho na escola particular e deixa de ter condições de pagar pelo ensino do filho. Consequentemente, ele matricula essa criança, dependendo de idade, na rede municipal. Há, portanto, um incremento nos gastos das prefeituras”, explica Eduardo.

De acordo com Flávio, a crise foi agravada a partir de 2014, com o período eleitoral e os seus desdobramentos que paralisaram a Nação, como as crises ética, política e institucional. “Até as medidas anticrise tomadas pelo Governo Federal pioraram a situação dos municípios. O bloqueio de operações de créditos, os cortes em 50% de emendas parlamentares e a queda de 53% dos repasses são alguns dos exemplos”.

Apesar de todo este cenário negativo, Flávio mostrou que, ainda assim, o Governo do Estado vem apoiando a pauta municipalista. “Só o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), já possibilitou que mais de R$ 354 milhões fossem investidos por todos os municípios Pernambucanos. Há outras ações como o Escritório de Projetos e o ICMS Socioambiental. Pernambuco prova para o resto do Brasil que, com vontade política, é possível fazer uma distribuição mais justa dos recursos e tomar medidas anticrise que não prejudiquem os municípios”, finalizou Flávio. 

A mesa foi mediada por Joãozinho Tenório, prefeito de São Joaquim do Monte, e contou com a participação de Josinaldo Barbosa, presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), além de Flávio Figueiredo e Eduardo Stranz.

terça-feira, 12 de abril de 2016

corrupção em Belém de Maria

Fantástico mostra matéria especial sobre esquema de corrupção em Belém de Maria

Prefeito do município, Tio Correia, está foragido.

O Fantástico deste domingo (10), mostrou uma reportagem especial sobre o esquema de corrupção que aconteceu recentemente no município de Belém de Maria. O esquema foi montado por alguns vereadores, funcionários e o prefeito do município, Tio Correia.

Acredita-se que mais de R$ 15 milhões tenham sido desviados de verbas da prefeitura no esquema, porém, o MPPE acredita que o esquema tenha desviado mais de R$ 100 milhões no Estado. Alguns pagamentos aos laranjas chegam ser absurdos, como um arbitro de futebol que foi contratado por 8 mil reais, assim como as poldas das árvores, a empresa responsável teria recebido cerca de 500 mil.

O repórter secreto do quadro "Cadê o dinheiro que tava aqui", esteve em Belém de Maria para gravar uma matéria especial para o Fantástico. Clique na imagem abaixo e assista a reportagem.


Reprodução: Internet


quinta-feira, 7 de abril de 2016

SANDOVAL ESCLARECE POSIÇÃO

SANDOVAL ESCLARECE POSIÇÃO DO GOVERNADOR SOBRE A PRÉ-CANDIDATURA DE GIVALDO CALADO

Caro Roberto Almeida,

Sobre a matéria “Givaldo pode disputar Prefeitura de Garanhuns”, publicada em seu blog ontem (04/05), gostaria de fazer alguns esclarecimentos de modo a colaborar com o debate político que antecede as eleições municipais:

O governador Paulo Câmara, líder maior da Frente Popular, vem dialogando com todos os quadros de Garanhuns que pleiteiam a candidatura a prefeito da cidade. Porém, não houve, por parte do governador, compromisso de apoio exclusivo a um ou outro candidato filiado a algum dos quase 20 partidos integrantes da Frente.

O empresário Givaldo Calado (PP) é um importante quadro da Frente na região e tem sua candidatura defendida por Claudiano Martins (PP), deputado estadual com bastante representatividade em Garanhuns e no Agreste Meridional.

Grato pelo espaço e um forte abraço para você e seus leitores,

Sandoval Cadengue

Coordenador da Secretaria da Casa Civil para o Agreste Meridional

terça-feira, 29 de março de 2016

BIOMETRIA – ELEITORES

BIOMETRIA – ELEITORES TERÃO ATÉ O DIA 04 DE MAIO PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO
O termino para o recadastramento biométrico de 22 cidades em Pernambuco ficou mantido para a próxima quinta-feira (31). No entanto, para os eleitores que não conseguirem efetuar o cadastro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) informa que o novo prazo será estabelecido para o dia 4 de maio.
Os municípios que estão realizando o recadastramento são: Amaraji; Bezerros; Bom Jardim; Bonito; Brejão; Camocim de São Félix; Glória do Goitá; Jatobá; Jucati; Jupi; Lajedo; Limoeiro; Nazaré da Mata; Paranatama; Passira; Paulista; Petrolina; Santa Cruz do Capibaribe; Santa Maria do Cambucá; Tacaratu e Vitória de Santo Antão.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos.

domingo, 6 de março de 2016

Jovem de 15 anos Morre

GARANHUNS: Jovem de 15 anos Morre Atropelada. Populares ateiam Fogo no Veículo


De acordo com informações do Blog da Jornalista Arlete Santos (http://www.arletesantos.com.br/), no final da tarde desse sábado, dia 5, uma jovem de apenas 15 anos morreu ao ser atropelada quando trafegava na garupa de uma moto na estrada que dá acesso a comunidade do Castainho, aqui em Garanhuns.

Maria Andreza Barbosa da Conceição residia no Castainho e seguia em direção à comunidade como passageira de um mototaxista. Ao passarem pela localidade conhecida como Cruz das Almas, Eles foram surpreendidos por um veículo Gol, de placas KID 3899, cuja identidade do condutor não foi registrada, que colidiu com a motocicleta. A menor não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente e morreu no local. Não há informações quanto ao estado de saúde e nem a identidade do Mototaxista.

Revoltados, populares que residem nas imediações, viraram o carro e atearam fogo no veículo. A Polícia Militar compareceu ao local e teve que retirar o Motorista, de identidade não revelada, e os demais ocupantes do Gol, que sofreram apenas escoriações leves no acidente, mas que corriam o risco de serem linchados pelos populares. Os Cinco ocupantes do Gol foram detidos e conduzidos a 18ª DESEC. O Corpo da jovem Maria Andreza foi removido ao IML em Caruaru. (Com informações e imagens dehttp://www.arletesantos.com.br/ e http://agresteviolento.com.br/) 

terça-feira, 1 de março de 2016

Brejão

                        Brejão! uma Longa história da Compesa descaso !

                                         



    Não é novidade a falta de água em Brejão, por conta da distribuição de água realizada pela COMPESA é caótica. Situação que proporcionou uma desconfiança ao logo de sua presença aqui em Brejão, onde ninguém mais acredita nas explicações desta empresa, visto que sempre quebra alguma coisa, é bomba queimada, quebrada , canos, fura tanques e outras desculpas ou fatos talvez reais mais que não convence a população, pois a palavra mais ouvida é  "A COMPESA E SUA IMCOMPETÊNCIA", palavra da Comunidade.
        O que torna-se inadmissível são as taxas exorbitantes e por serviços sem qualidade, quando há. A água que chega ao domicílios é oriunda de fontes não puras, quando há tantas fontes adequadas em nosso munícipio. Agora vá qualquer cidadão atrasar o pagamento da conta de água, para ver se não paga juros e moras. Agora a COMPESA vai dar descontos pela interrupção dos serviços aos cidadãos, por quase uma semana sem água! Descaso! Sim! por que pagamos por estes serviços, não estão fazendo um favor ou doação! 
      Será que falta dinheiro para COMPESA investir em Brejão! Com o montante  recebido desta população, daria para sanar todas estas situações constrangedoras pelas quais tem passados os Brejonenses, ficando vários dias sem um produto, o qual será pago mensalmente. Como se o serviço estivesse sendo Prestado com qualidade e ineterupto !