segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Água Preta o fim de um ciclo

    Fim de uma oligarquia
Por uma diferença de 531 votos diante do socialista Eduardo Coutinho, o empresário Armando Souto (PDT) foi eleito, ontem, em pleito suplementar, novo prefeito de Água Preta, a 110 km do Recife.
O resultado não surpreendeu o Governo nem tampouco a cúpula do PSB, que tinha pesquisas internas que apontavam um quadro irreversível.
Mesmo assim, apostando no impossível, o PSB enviou uma verdadeira força tarefa para o encerramento da campanha de Coutinho, quarta-feira passada.
Mais de oito deputados, secretários de Estado, entre eles Tadeu Alencar (Casa Civil) e até o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estiveram no palanque pedindo voto para Coutinho.
No dia seguinte, também no seu último comício, Armando concluiu que a campanha em Água Preta havia sido estadualizada, mas mesmo assim prometeu derrotar o adversário.
E conseguiu, com uma frente 50% menor em relação ao pleito passado. Mas em política, feio é perder, já dizia Agamenon Magalhães.
Em seu palanque, o pedetista não contou, mais uma vez, com o presidente do seu partido, José Queiroz, prefeito de Caruaru, que na eleição passada, na qual Armando venceu por uma diferença superior a mil votos, não validou a sua convenção. A vitória é um atributo da liderança pessoal de Armando.
Não é fácil um candidato, praticamente sozinho, varrer um adversário poderoso nas urnas. Eduardo Coutinho é amigo do governador, seu filho, o deputado estadual João Fernando Coutinho, é o primeiro-secretário da Assembleia, e por isso mesmo todas as atenções do Palácio e do PSB estavam voltadas para Água Preta.
A derrota de Armando era ponto de honra para o Governo. O que pesou, entretanto, foi o tremendo desgaste de Coutinho. Além da última derrota, o ex-prefeito vem de duas gestões, oito anos no poder, o que teria gerado na população um profundo sentimento de mudança, pondo abaixo uma oligarquia e com isso a abertura de um novo ciclo político.
DISSIDÊNCIA SOLITÁRIA– A única dissidência governista que subiu no palanque do prefeito eleito de Água Preta, Armando Souto (PDT), foi o deputado estadual Aluizio Lessa (PSB). Que deve ter, a partir de agora, uma missão quase impossível: aproximar o pedetista do Governo, para que a população não seja penalizada. Quem também comemorou a vitória do pedetista foi o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB).
Blog do Magno
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA VER