segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ALCEU NÃO ACEITA DESCULPA DE DIOGO MAINARDI



Alceu Valença, o famoso cantor natural de São Bento do Una, reacendeu a polêmica em torno do jornalista Diogo Mainardi, que logo após a eleição presidencial fez um comentário preconceituoso contra o Nordeste na Globo News. Segundo o profissional da imprensa, conhecido por suas posições direitistas, a região nordestina se caracteriza por uma população de "retrógrados", "bovinos" e "mal educados".

Neste final de semana Alceu esteve em Pernambuco e reagiu:

"Diogo Mainardi tem língua solta e o pensamento mais largo que profundo", comentou o artista. Para o artista, o pedido de desculpas de Mainardi, depois de um protesto do jogador paraibano Huck, não o convenceu. Alceu Valença listou uma série de personalidades nordestinas "que viveram e vivem até hoje atuando na formação da identidade de nosso país".

Os comentários de Mainardi levaram a Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE)a acionar a Justiça  e deputados pediram providências  à Procuradoria Geral da República (PGR). O deputado Silvio Costa (PSC) exigiu que o jornalista se desculpasse, sob pena de ser processado pela Câmara Federal.

Abaixo a mensagem de Alceu Valença:

Só hoje assisti ao vídeo onde Diogo Mainardi declarou seu ódio preconceituoso contra nós, nordestinos. Bovinos, subalternos, retrógrados, mal educados fizeram parte do seu menu de ofensas. Em seguida, vi seu pedido de desculpas que, sinceramente, não me convenceu. A história brasileira está repleta de personalidades nordestinas que orgulhariam qualquer região do nosso país e de qualquer outra nação. Encontramos intelectuais, artistas, políticos e um povo que pensa, é solidário, generoso e receptivo. Vejamos, começando lá de trás: Felipe Camarão, Henrique Dias, Frei Caneca, Castro Alves, Tobias Barreto, José de Alencar, Bernardo Vieira de Melo, Gilberto Freire, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Glauber Rocha, Jorge Amado e uma infinidade de pessoas que viveram e vivem até hoje atuando na formação da identidade do nosso país. Seria impossível citar todos. Diogo Mainardi tem língua solta e o pensamento mais largo que profundo.

Esta mensagem do cantor e compositor pernambucano foi publicado no site “Pernambuco 247”, e o post recebeu cerca de 50 comentários, todos descendo o pau em Mainardi.

Um neto de nordestinos que mora no Sudeste cobrou um posicionamento do governador João Lyra e do governador eleito Paulo Câmara. “Estou aguardando um pronunciamento deles em defesa do seu povo. Ou o compromisso deles é com a Rede Globo e Mainardi?”, questionou.

Outros leitores chamaram o jornalista de abestalhado e crápula e incentivaram para que ele fosse processado. Alguns aproveitaram para acrescentar a lista de nordestinos famosos citados por Alceu nomes como o do geógrafo Josué de Castro e o ex-presidente Lula.

Um leitor que se identificou como Pedro Alcântara elogiou a postura do artista e detonou o jornalista: “É isso aí Alceu, além de admirar teu talento agora mais ainda me sinto confortável com minha escolha de tê-lo com um dos artistas mais completos do Brasil. E com certeza você deve ser elencado na lista das grandes celebridades que extrapolou Pernambuco e Nordeste e foi pro mundo. Sua ausência faria muita falta, porém esse tal Mainardi não contribui em nada para este país. E se não fosse por essas “pérolas” que diz não seria nem notado. Ele é um cachorrinho de quinta categoria da Globo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA VER