sábado, 24 de agosto de 2013


Médicos cubanos começam a chegar a Pernambuco neste final de semana

Os médicos cubanos que irão trabalhar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil começam a chegar ao Recife neste final de semana, informou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o pernambucano Jarbas Barbosa.
Nesta primeira etapa do acordo celebrado entre o Brasil e a Organização Panamericana de Saúde, disse ele, 400 cubanos desembarcarão amanhã e domingo e o restante no dia 4 de outubro.
Eles não precisarão revalidar o diploma, mas terão 120 horas/aula de língua portuguesa e legislação do SUS.
Os cubanos vão suprir a demanda de 701 municípios brasileiros que não foram escolhidos por nenhum médico na primeira chamada do programa.
Ele rebateu a crítica de entidades médicas brasileiras de que os cubanos vão trabalhar no Brasil em “regime de semiescravidão”.
“Todos esses médicos estão vindo voluntariamente. Terão previdência paga pelo ministério e alimentação e moradia paga pelo município. Dificilmente isso se assemelha a qualquer coisa parecida com escravidão”, declarou.
Ele disse também que médicos cubanos já trabalharam no Brasil durante o governo de FHC e não houve esse tipo de reação.
“A maioria dos médicos da atenção básica em Roraima, no Tocantins e em alguns estados do Nordeste era de Cuba. E nunca soubemos de nenhum erro desses médicos e nenhum problema de imperícia, nem mesmo que tenha havido denúncia de trabalho escravo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA VER