DILMA E GERALDO JÚLIO INAUGURAM VIA MANGUE
Ao lado do prefeito Geraldo Júlio (PSB), do governador Paulo Câmara e dos ministros Armando Monteiro (PTB) e Gilberto Kassab (PSD), a presidenta Dilma Rousseff (PT), participou, hoje, da inauguração da Via Mangue, considerada a maior intervenção viária na capital do Estado nas últimas décadas.
Na obra foram investidos um total de R$ 331 milhões, com recursos da Prefeitura do Recife, do Governo Federal e da Caixa Econômica. A Via Mangue vai desafogar o trânsito na capital pernambucana e beneficiar de imediato perto de 60 mil motoristas.
Uma parte dessa obra tinha sido entregue durante a Copa do Mundo de 2014 e nesta quinta-feira, com a inauguração da pista leste, os trabalhos foram dados como concluídos.
DIÁLOGO - Durante a solenidade de hoje, Dilma defendeu a necessidade de diálogo e ações em conjunto, para o benefício da população. “Além de concreto armado, o que temos aqui na Via Mangue são ações em conjunto em busca de objetivos que atendam a população. Precisamos desta ação em comum e de mais entendimento, sem o perigo de perder a liberdade de se manifestar”, frisou a dirigente do país. “Demos uma grande contribuição para esta obra. As pessoas devem perceber que teve subsídio da União, para reduzir a taxa de juros que é cobrada ao município. Eu acho subsídios para obras como esta justo e legítimo”, complementou a petista.
A presidente aproveitou a oportunidade e informou que a obra de transposição do São Francisco será concluída no final do ano, deixando grande parte dos nordestinos menos dependentes das chuvas.
Na passagem pela capital pernambucana, a petista recebeu manifestações de carinho, mas também enfrentou protestos.
Fotos do Blog do Jamildo
BENEFÍCIOS - Além de desafogar o trânsito na região sul da cidade e da região metropolitana, a nova via cria também corredores exclusivos para o tráfego de ônibus, favorecendo o transporte coletivo. Uma ciclovia e uma calçada com o trajeto iluminado também fazem parte da obra.
Roberto Bezerra, taxista, comemora a melhoria no trânsito. “Vai facilitar muito, vamos ver quando começar [as aulas nos] colégios. Depois que fizer essa faixa azul (exclusiva para ônibus) na av. Conselheiro Aguiar vai melhorar muito. O pessoal que mora em Piedade e Candeias vai pegar logo a Via Mangue. E aqui a orla, para nós que trabalhamos com táxi… e para as pessoas que levam as crianças para o colégio vai facilitar muito. Para mim vai ser ótimo.”
Iranildo dos Reis, também vai ganhar muito tempo em seus deslocamentos diários. Técnico em telecomunicações, ele vai passar pela Via Mangue várias vezes por dia.
“A via veio facilitar o trabalho do dia a dia porque ela agiliza nosso percurso. Economizo cerca de 30 minutos em cada viagem que faço. Todos os dias faço três, quatro viagens… indo e voltando. Então eu economizo 2h, 2h30 por dia evitando trânsito e semáforo, facilita bastante minha vida.”
Outros que também estão comemorando são os ciclistas. Este é o caso do estudante e instrutor de academia de ginástica Paulo Berenguer Filho. Ele já começou a usar a ciclovia para ir ao trabalho.
“Uso a ciclovia todos os dias para ir trabalhar de manhã. Facilitou muito porque eu utilizava a avenida ou a ciclovia da praia, demorava muito para chegar ao trabalho e tinha que acordar bem cedo. Agora facilitou muito, reduziu esse tempo quase à metade e está mais seguro. Dou aula nas academias de Boa Viagem e uso a ciclovia como meio de transporte e para manter a saúde também.”
Também ciclista, Fernando Lopes da Silva conta que está chegando mais rápido todo dia ao seu destino. “Estou adorando a ciclovia, é muito bom. A gente se desloca bem de um lado para o outro, estou adorando. Melhorou tudo, ficou mais curto o caminho, a gente chega mais rápido aonde a gente quer. A segurança para o ciclista ficou boa porque ele fica separado do tráfego. A passagem de pedestre também está muito boa.”
Trabalhadores - Quem trabalhou na obra também ficou feliz. Primeiro por estarem no mercado de trabalho, e também por contribuírem diretamente com um empreendimento que melhora a mobilidade no Recife. Este é o caso de Severino da Silva, que atuou como operador e mestre de obras. Enquanto dava retoques finais na pista leste, falou com orgulho do trabalho desempenhado.
“Aqui foi muito bom, gerou emprego. Essa via foi muito boa para nós trabalharmos, trabalhamos satisfeitos. Para mim é uma grande honra ver o Recife ter uma via dessas tão boa que vai ajudar muitos a chegar mais cedo em casa.”
Fábio José, que atuou como auxiliar técnico no empreendimento diz que teve muitos colegas trabalhando lado a lado. “A gente já teve um efetivo bem pesado aqui, gerou bastante empregos. E o objetivo da infraestrutura é ajudar cada vez mais as pessoas e com essa pista liberada muita gente vai ser beneficiada.”
E o operador Marcos Mendonça da Silva já vislumbra a população sendo beneficiada. “Estamos em final de obra já, está para entregar já. A oportunidade de emprego foi boa para mim. A Via Mangue para as pessoas que moram aqui ao redor. O pessoal já está circulando na ciclovia, está muito bom. E para quem passa aqui de ônibus não vai ter engarrafamento, aqueles trechos que estavam dificultando muito para os trabalhadores aí. Foi uma grande obra para a melhoria dos bairros de Boa Viagem e Pina.” (Com subsídios dos blogs de Jamildo e do Planalto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MANDA VER