terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMBATE A SECA: Funasa Instalará Cisternas em Brejão, Jupi e Capoeiras



Para combater a seca que assola o Nordeste desde 2011 e que já deixou 65 municípios pernambucanos em estado de emergência, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garantiu que deverá instalar três mil cisternas de polietileno em 14 cidades de Pernambuco até junho deste ano. A estimativa é de contemplar cerca de 15 mil agricultores com a medida de combate à estiagem que assola o Nordeste, considerada a pior dos últimos 50 anos.

As cidades beneficiadas serão Calçado, Jupi, Capoeiras, Brejão, Chã Grande, Gravatá, Passira, Frei Miguelinho, Taquaritinga do Norte e Vertente do Lério, no Agreste Pernambucano, Cabrobó e Carnabueira da Penha, localizadas na Região do São Francisco, além de Salgueiro e Mirandiba, no Sertão do Estado.

Os reservatórios, que possuem capacidade para armazenar 16 mil litros de água cada, deverão ser alimentados tanto pela água da chuva quanto por carros-pipa que foram enviados aos Municípios. A expectativa é que a reserva dê para abastecer uma família de quatro ou cinco pessoas por até nove meses.

A ação faz parte do plano de universalização do acesso à água do Governo Federal, ligado ao Ministério da Saúde, do qual a Funasa faz parte. Na região atingida pela estiagem, estima-se que cerca de 40 mil famílias estão sendo beneficiadas pelas cisternas de polietileno, que também estão sendo entregues pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA VER