sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Marina desbanca Eduardo e é novo calo para Dilma


No Palácio do Planalto, a maior preocupação, no momento, não é com Eduardo Campos. É com Marina Silva, que tenta viabilizar seu partido e faz disso uma estratégia de pré-campanha. A presidenciável precisa demonstrar poder de mobilização popular, ou seja, conquistar grande número de filiados, e cooptar parlamentares de outros partidos, o que lhe garantiria tempo de televisão para expor suas propostas.
Marina Silva parte de um patamar elevado: 18% intenções de votos na última pesquisa DataFolha (dezembro-2012), à frente de Aécio Neves (PSDB), com 12%, e Eduardo Campos (PSB), com 4%. Nesse cenário, a presidente Dilma Rousseff ainda venceria no primeiro turno, com 54% dos votos, mas é uma margem estreita e inercial.
Há um potencial de crescimento tanto para Aécio, que ainda não capturou os votos tucanos de São Paulo, quanto para Campos, principalmente no Nordeste.
Isso levaria a eleição ao segundo turno. Marina é a preocupação do momento porque seria mais fácil abatê-la na pista: bastaria o Congresso fechar a janela que viabiliza tempo de televisão  para novo partido, como ocorreu com o PSD de Gilberto Kassab.(Da coluna Brasília DF - Luiz Carlos Azedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA VER